Uma dúvida muito comum das pessoas que pretendem fazer intercâmbio na Austrália é sobre a comprovação financeira para o visto da Austrália. Ou seja, o quanto de dinheiro é necessário mostrar na solicitação do visto de estudante australiano. A Roda Mundo é especialista no pedido deste visto e te mostra a seguir todos esses detalhes!
VISTO DE ESTUDANTE AUSTRALIANO
O visto de estudante para a Austrália deve ser solicitado no Brasil. Para isso, é preciso se matricular em um curso reconhecido na Austrália e com duração mínima de 14 semanas.
Recomenda-se que o estudante se matricule em um curso com duração superior a 5 meses, pois tende a ser mais positivo na análise do pedido de visto.
Vale lembrar que o visto de estudante da Austrália permite ao estudante brasileiro trabalhar legalmente por até 48 horas quinzenais durante o período de aulas.
Leia Mais: Como estudar e trabalhar na Austrália

Para conseguir aprovação nesse pedido de visto australiano, o candidato deve além de ter o comprovante do curso que vai fazer na Austrália, preencher os requisitos estabelecidos pela imigração, o chamado critério GS (Genuine Student).
Os solicitantes de visto de estudante para a Austrália, devem responder questões detalhadas que cobrem alguns tópicos, desde as condições pessoais do candidato até suas motivações de escolha da Austrália como o local de seus estudos, os benefícios do programa de estudos selecionado, entre outros aspectos.
O objetivo deste critério, é assegurar que somente aqueles candidatos que demonstram um compromisso autêntico com sua formação educacional na Austrália, sejam elegíveis para receber o visto de estudante.
O candidato também precisa de comprovação financeira para o pedido do visto da Austrália, tema principal deste post. Esse requisito é fundamental na análise do processo de visto.
Clique AQUI e fale agora mesmo com um consultor especializado em intercâmbio para a Austrália
Brasil passa para o nível 2 na classificação de risco da imigração australiana — entenda o que muda para estudantes
Recentemente, o Brasil foi reclassificado do nível 1 para o nível 2 na classificação de risco da imigração australiana. Mas afinal, o que isso significa na prática e como essa mudança pode impactar os estudantes brasileiros que desejam estudar na Austrália ou que já estão no país?
Para compreender melhor, é importante saber que o sistema de imigração da Austrália utiliza uma classificação de risco dividida em três níveis, tanto para os países quanto para as instituições de ensino:
✅ Nível 1 – menor risco e maior agilidade nos processos
⚠️ Nível 2 – risco moderado, com algumas exigências adicionais
🔴 Nível 3 – maior risco e processos mais rigorosos
Durante muito tempo, o Brasil esteve no nível 1, o que proporcionava mais facilidade e agilidade na análise de vistos, com menos exigências burocráticas. No entanto, com a nova classificação em nível 2, algumas regras se tornam mais restritivas — especialmente para quem deseja estudar em instituições de nível 3.
Leia Mais: Melhores escolas de inglês da Austrália
O que muda para os estudantes brasileiros?
🔎 Comprovação financeira obrigatória
Se você, como cidadão brasileiro de nível 2, deseja se matricular em uma escola classificada como nível 3, será obrigatório apresentar a comprovação financeira no momento da solicitação do visto. Essa exigência, que antes era opcional, agora é mandatória.
A Roda Mundo representa, em sua maioria, instituições na Austrália classificadas como nível 1 e 2 e recomendamos que a comprovação financeira seja sempre apresentada no pedido de visto.
📚 Prova de proficiência em inglês
Também será exigida a comprovação do nível de inglês, como parte do processo de visto para instituições de nível 3. Você poderá apresentar resultados de exames como TOEFL, IELTS, PTE, ou até mesmo um certificado de conclusão de curso de inglês realizado anteriormente na Austrália ou em outro país de língua inglesa.
Na Roda Mundo Intercâmbio, nós sempre orientamos nossos estudantes a apresentarem a documentação completa — inclusive comprovação financeira — independentemente da exigência. Essa postura preventiva ajuda a evitar atrasos e aumenta as chances de aprovação do visto.
COMPROVAÇÃO FINANCEIRA PARA O VISTO DA AUSTRÁLIA
Afinal, qual é a comprovação necessária para o pedido do visto australiano? Veja os detalhes a seguir.
A comprovação financeira que deve ser comprovada no pedido de visto para a Austrália, deve estar disponível além do valor pago pelo programa de estudos na Austrália.
Isso quer dizer que o valor a ser comprovado no pedido de visto de estudante, deve ser considerado, além do valor do curso que será pago para estudar na Austrália.
O candidato pedindo o visto de estudante para a Austrália pode escolher uma das seguintes opções de comprovação financeira:
- Opção 1: Disponibilidade de dinheiro sendo necessária comprovação através de extratos bancários.
Os extratos podem ser de conta corrente, poupança, aplicação ou investimento desde que o dinheiro esteja disponível para ser realmente utilizado.
O valor mensal a ser demonstrado pelo candidato deve ser correspondente a AU$2.475,83 (dólares australianos) multiplicados pelos meses de estada na Austrália. Será avaliada a procedência do dinheiro demostrado. Deve-se adicionar também a essa conta, o valor correspondente a passagem aérea (ida e volta).
Exemplo:
Para 5 meses de curso, ganha-se 6 meses de visto e por isso a conta é a seguinte:
AU$2.475,83 X 6 meses = AU$14.855,00 (dólares australianos) + valor das passagens aéreas.
Esse valor deve estar disponível em reais no extrato bancário após pagamento do programa de estudos.
OU
- Rendimento Anual comprovado através da Declaração de Imposto de Renda com comprovante de entrega.
É preciso demonstrar na ultima declaração do IR, comprovação de renda anual declarada (salário) de pelo menos AU$87.856,00 (dólares australianos). Deve-se também demonstrar disponibilidade financeira para a compra das passagens aéreas. Nesta opção, o Imposto de renda deve ser dos pais ou cônjuge do estudante.
Importante: Se usar o imposto de renda como comprovação financeira para o visto da Austrália, o valor sugerido não é referente ao total de bens declarados. O valor a ser demonstrado e que deve estar declarado no IR é referente ao salário/renda que recebeu no último ano, ou seja, os rendimentos tributáveis que a pessoa recebeu no último ano e declarou no IR.
SUPORTE FINANCEIRO DE PARENTE PRÓXIMO NA COMPROVAÇÃO FINANCEIRA PARA O VISTO
É possível para o candidato ter um suporte financeiro de outra pessoa para a comprovação financeira neste pedido de visto para a Austrália. É importante que se comprove a relação da pessoa que está dando o suporte financeiro com o candidato.
Esta relação deve fazer sentido e por isso recomenda-se que o suporte financeiro seja de um parente de 1º grau.
Ficou com alguma dúvida sobre a comprovação financeira para o visto da Austrália?
Entre em contato com a Roda Mundo que nós vamos te auxiliar! Lhe auxiliamos com a escolha da cidade australiana, escola, curso e em todo o procedimento de visto.
Clique AQUI e fale agora mesmo com um consultor especializado
Vale ressaltar que a Roda Mundo oferece o serviço de pedido de visto de estudante, somente para estudantes que adquirem o programa de estudos na Austrália através da agência.
A Roda Mundo Intercâmbio, agência selo Belta, desde 2007 auxilia estudantes para estudar na Austrália.
Adicione a Roda Mundo no WhatsApp para tirar dúvidas: 11 98225-3300
Você também pode se interessar:
→ Estudar e Trabalhar na Austrália
→ Melhores Escolas de Inglês da Austrália
→Estudar e Trabalhar na Nova Zelândia
→ Estudar e Trabalhar na Irlanda
→ Como funciona o programa Co-op no Canadá
Fique por dentro das novidades de intercâmbio e siga a Roda Mundo no Instagram
[…] → COMPROVAÇÃO FINANCEIRA PARA O VISTO DA AUSTRÁLIA […]
[…] Neste novo sistema de pedido de visto australiano, há duas principais formas de demonstrar esta capacidade financeira. Clique aqui e saiba mais sobre a Comprovação financeira para o visto da Austrália. […]
[…] COMPROVAÇÃO FINANCEIRA PARA VISTO AUSTRALIANO […]
[…] →COMPROVAÇÃO FINANCEIRA PARA O VISTO DE ESTUDANTE AUSTRALIANO […]
[…] tirar visto no Brasil. É um processo que exige documentos que comprovem vínculos no Brasil e boa condição financeira para viajar. A Roda Mundo é especialista nesse visto e auxilia no pedido do mesmo para nossos estudantes (não […]
[…] COMPROVAÇÃO FINANCEIRA PARA O VISTO DA AUSTRÁLIA […]
[…] Leia Mais: comprovação financeira necessário para pedir o visto australiano […]
[…] → COMPROVAÇÃO FINANCEIRA PARA O VISTO DA AUSTRÁLIA […]
[…] Leia Mais: Comprovação financeira para o visto australiano […]