ESTUDAR E TRABALHAR NA IRLANDA
Para estudar e trabalhar na Irlanda é preciso se matricular em um curso reconhecido com duração mínima de 25 semanas. O curso deve acontecer durante o dia e deve ter carga horária mínima de 15 horas semanais.
Se você tem disponível mais de seis meses para morar no exterior, a Irlanda é então uma ótima escolha para estudar e trabalhar. Isso porque é possível estudar e trabalhar ao mesmo tempo na Irlanda, com o visto de estudante.
Se matriculando em um curso de inglês de 25 semanas na Irlanda, o estudante recebe mais 2 meses de férias. O estudante tem assim direito a uma permanência total de 8 meses na Irlanda. Não há exigência de nível mínimo de inglês, para fazer um curso de idioma na Irlanda.
Durante todo o período de 8 meses de visto, o estudante tem permissão para trabalhar na Irlanda. Durante os estudos o estudante brasileiro tem permissão para trabalhar legalmente por 20 horas semanais. Já no período das férias é permitido trabalhar legalmente 40 horas semanais.
ESTUDAR E TRABALHAR NA IRLANDA – CURSOS E CIDADES
A Roda Mundo oferece na Irlanda cursos de inglês e, para quem já tem bom nível do idioma, cursos em áreas específicas.
A escola e o curso devem ser reconhecidos e devem constar na lista de programas elegíveis divulgada pelo departamento de imigração da Irlanda.
A Roda Mundo Intercâmbio só representa escolas que tenham o reconhecimento necessário para o visto de estudante.
Você pode estudar e trabalhar em diversas cidades da Irlanda. A Roda Mundo representa escolas nas cidades:
→ Dublin, Galway, Cork, Malahide, Waterford, Limerick e Bray.
Leia mais: Conheça mais sobre as cidades da Irlanda
VISTO DE ESTUDANTE PARA A IRLANDA
Para estudar e trabalhar na Irlanda não é necessário tirar visto no Brasil. O visto de estudante para a Irlanda será concedido no próprio país.
É necessário comprovar uma quantia de 4.680,00 Euros, que garante que o estudante terá meios de se manter durante o intercâmbio na Irlanda.
O pedido de visto para a Irlanda começa na entrada do país. Será preciso mostrar ao oficial de imigração, na chegada ao aeroporto alguns documentos:
– comprovante de matricula e pagamento do curso com duração mínima de 25 semanas
– seguro obrigatório do governo
– endereço onde vai se hospedar
– comprovação de 4.680Euros. O oficial de imigração na entrada pode pedir para ver que o estudante possui esta quantia disponível.
Leia mais: Como solicitar o visto de estudante para a Irlanda
CHEGADA A IRLANDA
No aeroporto na chegada a Irlanda será concedido um visto provisório. Este tem duração geralmente de 1 mês a 3 meses. Este é o tempo dado para o estudante se regularizar na Irlanda.
Depois de ingressar na Irlanda, nas primeiras semanas, o estudante deve se registrar na imigração, a chamada Garda. Já na Garda o estudante deve solicitar o documento IRP. O IRP significa Irish Residence Permit e é um documento de identificação e finaliza o pedido de seu visto de estudante.
O estudante deverá comparecer ao escritório da policia de imigração, a GARDA, na cidade que estiver na Irlanda. Para o escritório da GARDA de Dublin (Burgh Quay Registration) é preciso fazer um agendamento prévio.
A Roda Mundo auxilia o estudante no agendamento na Garda antes do embarque.
O QUE MOSTRAR NA GARDA NA IRLANDA
Ao chegar à Garda na Irlanda os seguintes documentos devem ser mostrados pelo estudante:
– Passaporte Original;
– Carta da Escola comprovando a matrícula e pagamento integral do curso reconhecido. A carta é fornecida pela escola e deve conter detalhes do horário e carga horária do curso. A escola deve ter o programa “learner protection” que é uma espécie de seguro.
– Comprovante do seguro saúde do governo;
– Comprovação dos 4.680Euros. Veja como comprovar os 4.680Euros Aqui.
– Pagamento da taxa de visto de 300Euros (sujeito a alteração). Esta taxa pode ser paga via cartão de débito ou crédito.
TRABALHAR NA IRLANDA
O estudante brasileiro com visto de estudante irlandês, pode trabalhar na Irlanda 20 horas semanais durante os 8 meses de visto. Nos meses de férias é possível trabalhar 40 horas semanais.
Na Irlanda a média de salário atual é de 12,00 a 13,00 Euros a hora.
As posições de emprego disponíveis para os estudantes na Irlanda normalmente são nas áreas de atendimento ao cliente e alimentos e bebidas. Os estudantes geralmente trabalham em cafés, bares, restaurantes, vendas, atendimento ao cliente, supermercados, limpeza, entre outros.
O nível de inglês é importante na hora de procurar um emprego na Irlanda. Quanto melhor o nível do inglês, a tendência é arrumar trabalho mais facilmente.
Leia mais: Custo de vida e salário médio na Irlanda
COMO ESCOLHER A ESCOLA NA IRLANDA
A Irlanda é um destino de intercâmbio muito procurado por estrangeiros do mundo todo. Podemos dizer que o Brasil é um dos países que mais envia estudantes para a Irlanda.
Devido a isso é comum encontrar escolas com alta porcentagem de brasileiros na Irlanda. Sabemos que os principais objetivos de um intercâmbio é desenvolver o idioma e ter contato com outras culturas. Por isso a Roda Mundo recomenda que você pesquise muito bem sobre as escolas da Irlanda para então escolher a sua.
Leia mais: As melhores escolas de inglês da Irlanda
Há escolas na Irlanda com baixa qualidade acadêmica e muitos brasileiros. Alias muitas escolas baratas estão na mira da imigração e correm o risco de serem fechadas.
A Roda Mundo preza muito por qualidade e quer que você realmente tenha uma experiência genuína no seu intercâmbio. Representamos escolas de qualidade onde você vai realmente fazer um curso bacana. Converse com a equipe Roda Mundo e conheça as diferenças entre as escolas.
Confira: Todas as dicas para escolher sua escola na Irlanda