ESTUDAR E TRABALHAR EM MALTA
Brasileiros podem estudar e trabalhar em Malta se o curso a ser estudado no país tiver duração superior a 14 semanas.
Para ter a permissão de trabalho é preciso se matricular em um curso em Malta com duração superior a 3 meses daqui do Brasil. Recomendamos se matricular em um curso superior a 6 meses.
É preciso solicitar o visto de Estudante no Brasil antes do embarque.
É importante saber que o curso deve ter carga horária de 15 horas semanais ou mais.
LOCALIZAÇÃO DE MALTA
Malta é aquele destino dos sonhos. Um país pequenininho localizado na Europa em pleno mar mediterrâneo e ao sul da Itália. O país é formado por 3 ilhas sendo a ilha de Malta a principal e mais populosa.
Malta faz parte do tratado de Schengen e tem como moeda oficial o Euro.
Malta tem clima agradável o ano todo, mar cor turquesa e uma vida cultural e noturna bem agitada. Além disso Malta tem custo de vida mais baixo se comparado a outros países da Europa.
Nada mal estudar e trabalhar em Malta hein!
APRENDER INGLÊS EM MALTA
As línguas oficiais em Malta são inglês e maltês. Mas é possível aprender ou melhorar o inglês em Malta? A resposta é SIM. Nos lugares turísticos e onde ficam as escolas, a língua predominante é a inglesa.
Além disso, são muitos turistas o ano todo e assim o atendimento em todos os lugares acaba sendo em inglês.
Se você quiser e se dedicar bastante (como em qualquer intercâmbio), é possível sim fazer um bom curso em Malta e voltar com o inglês bem afiado.
POR QUE ESTUDAR E TRABALHAR EM MALTA?
Como Malta é um destino muito turístico, atrai turistas e estudantes de diversos países do mundo, principalmente europeus.
Malta é um destino muito bacana para estudar e trabalhar, pois além de ser um país belíssimo, tem clima quente e estudantes de diversas partes da Europa.
Malta é também um lugar bem legal para quem quer conhecer outros países da Europa. De lá é possível voar para as principais capitais europeias.
Muitas escolas de Malta possuem boa porcentagem de europeus que precisam melhorar o inglês assim como nós brasileiros. Desta forma a mescla de nacionalidades nas escolas boas costuma ser bem variada.
Apesar de muitos europeus, Malta já está famosa para os brasileiros. Vale a pena assim conversar com a Roda Mundo para te orientarmos sobre as melhores escolas e mais sobre como estudar e trabalhar em Malta .
COMO TRABALHAR EM MALTA
Para trabalhar em Malta você precisa:
– Se matricular em um curso em Malta reconhecido com duração superior a 14 semanas. Recomendamos 24 semanas ou mais de curso.
– Aplicar para um visto de estudante antes do embarque aqui no Brasil. O visto de estudante se chama National Long Stay Visa, D-Visa.
Com o visto de estudante, o aluno viaja para Malta e já tem a permissão para trabalhar legalmente por 20 horas semanais. O estudante precisa ter uma job offer (oferta de trabalho).
É preciso manter a frequência nas aulas acima da média exigida pela escola, para que o visto seja mantido.
ENSINO SUPERIOR EM MALTA
Se o curso a ser estudado em Malta for de ensino superior, em uma área especifica, é também permitido estudar e trabalhar em Malta desde o início dos estudos.
O curso de ensino superior em Malta deve ser reconhecido pelo sistema educacional de Malta chamado MQRIC – Malta Qualifications Recognition Information Centre.
Este sistema MQRIC classifica os cursos em Malta em níveis (levels) de 1 a 8. O estudante pode trabalhar em Malta se o curso a ser estudado for a partir do nível (level) 5. Há opções de cursos técnicos vocacionais em Malta a partir do Level 5.
Se fizer por exemplo um Diploma em Business acima do Level 5 e este for reconhecido, é possível trabalhar legalmente desde o inicio do curso. Lembrando que para fazer um curso técnico em Malta é preciso ter nível de inglês avançado.
Leia Mais: MBA em Malta
COMO SOLICITAR O VISTO PARA TRABALHAR EM MALTA
O pedido de visto de estudante para Malta deve ser solicitado no Brasil com pelo menos 90 dias de antecedencia ao embarque desejado.
O pedido de visto se inicia através da escola em Malta e o aluno deve apresentar pessoalmente os documentos solicitados incluindo itens como comprovante de curso, acomodação, seguro viagem e comprovação financeira,
O estudante deve após agendamento, apresentar os documentos necessários para o visto para Malta no escritório de apoio a imigração de Malta chamado VFS Global.
Conheça AQUI os documentos necessários para pedir o visto e trabalhar em Malta legalmente.
Leia Mais: Como Obter o Visto de Estudante para Malta
PERMISSÃO DE TRABALHO EM MALTA
Logo após receber a aprovação do visto de longa duração em Malta, o estudante pode viajar de acordo com o início do curso e validade do visto concedido.
Em Malta, durante os estudos, o estudante pode procurar emprego e obter uma oferta de trabalho.
A permissão de trabalho tem geralmente a mesma validade do visto solicitado dentro de Malta.
O acesso ao emprego em Malta deve seguir as regras e condições impostas pelo Jobsplus, que é o serviço público de emprego do país.
O VISTO PARA MALTA PODE SER NEGADO?
Como qualquer pedido de visto, esta solicitação de visto em Malta pode ser negada. Caso o estudante não satisfaça o oficial de imigração que analisa o processo, o pedido de visto pode ser rejeitado.
É muito importante que o aluno esteja bem informado e com os documentos completos. Além disso, a escolha de uma boa escola em Malta é também fundamental para que o pedido de visto faça sentido.
As escolas de Malta passam por avaliações constantes da imigração local e devem seguir regras para que a escola seja reconhecida.
A Roda Mundo Intercâmbio só trabalha com escolas reconhecidas e certificadas em Malta. Converse com a equipe da Roda Mundo para receber as orientações e fazer um intercâmbio em Malta de qualidade.
INTERCÂMBIO DE 1 A 3 MESES EM MALTA
Malta é também um destino bem legal para um intercâmbio de curta duração.
Se você pretende fazer um intercâmbio em Malta de 1 a 3 meses não é possível trabalhar legalmente. De qualquer forma o destino é super recomendado para um intercâmbio de curta duração.
Malta é um dos destinos mais baratos para se fazer um intercâmbio de curta duração.
Para cursos de até 3 meses em Malta o visto necessário é o de turista dado na entrada do país e sem permissão de trabalho.