Já ouviu falar na famosa Rota 66 nos Estados Unidos? A rota 66 é uma lendária viagem de aproximadamente 3900 quilômetros que liga a cidade de Chicago, em Illinois, a Santa Monica, na Califórnia.
A rodovia 66 corre ao longo do coração da América, cobrindo os estados de Missouri, Kansas, Oklahoma, Novo México, Texas e Arizona.
Para você ter uma ideia dessa famosa estrada você enfrentará três fusos horários para atravessar de ponta a ponta os EUA.
Dirigir ao longo da rota 66 é se sentir como se estivesse viajando pela década de 50. Além de antigos motéis, placas de sinalizações desgastadas e carros antigos, você irá se deparar com a história dos EUA contada por 9 estados e mais de 200 cidades.
Portanto se você está planejando fazer a Rota 66 inteira ou parte dela, aqui estão algumas dicas e coisas interessantes para você conhecer. Os lugares descritos não estão necessariamente na ordem da rota, até porque nem todo mundo consegue viajar a rota toda. São assim dicas que certamente tornarão sua viagem muito mais interessante.
SOBRE A LENDÁRIA ROTA 66 NOS ESTADOS UNIDOS
A Rota 66 é tão famosa que marcou seu lugar na história da cultura pop americana. Em algum momento da sua vida você já deve ter ouvido a música “Get Your Kicks on Route 66”, de Bobby Troup. Essa é uma daquelas músicas que quando ouvimos da a vontade de sair dirigindo pelo mundo em busca de novas aventuras.
CRESCIMENTO DOS EUA PELA ROTA 66
A Rota 66 nos Estados Unidos ajudou o crescimento dos EUA já que é uma estrada que liga as partes leste e oeste do país. Inaugurada em 1926, a Rota 66 foi apelidada de “Main Street of America” que significa Rua Principal da América”. A rota percorre centenas de pequenas cidades cheias de comércios, motéis e atrações turísticas.
CHICAGO O COMEÇO DA ROTA 66
A Rota 66 nos Estados Unidos começa na cidade de Chicago.
Chicago é a capital do estado de Illinois e é considerada o centro financeiro dos Estados Unidos, já que abriga os principais bancos do país.
A cidade chama a atenção por seus cenários, que misturam a beleza da natureza já que foi construída a beira do belo lago Michigan. E também famosa pelo seu skyline composto por incríveis arranha-céus. Com uma cena noturna animada, há diversas casas de blue e jazz, bons restaurantes e ótimos pubs e casas noturnas.
Alias Chicago é um destino muito bacana para se fazer um intercâmbio nos Estados Unidos. Principalmente para quem gosta de cidades grandes.
HACKBERRY GENERAL STORE – PARADA OBRIGATÓRIA NA ROTA 66
Na Rota 66 chegando mais próximo a Los Angeles, não perca a Hackberry General Store. Esta é uma parada obrigatória na Rota 66 nos Estados Unidos.
Fundada em 1870 como a única loja da cidade de Hackberry que possui apenas algumas dezenas de pessoas. Hoje, é uma loja vintage em meio a ruínas com carros antigos estacionados e máquinas de refrigerantes quebradas, como você não encontrará em nenhum outro lugar dos EUA.
Dentro da loja você encontrará muitos quadros pelas paredes e diversos artigos com o tema da rota. Ah, Não deixe de experimentar o refrigerante “Route 66 root beer”.
Hackberry General Store é a joia escondida da Route 66 e apelidada de ‘Mother Lode of Mother Road Memorabilia”. A charmosa loja vintage fica escondidinha e é até fácil de perder. Por isso não deixe de adicionar no seu roteiro.
LANCHONETE MR. D’Z DINER – ÍCONE DA ROTA 66
Durante o percurso da Rota 66, não há como não parar no retrô “Mr D’z Route 66 Diner”. A lanchonete é certamente um grande retorno aos “bons e velhos tempos” americanos.
O restaurante é tão fascinante, que até mesmo Oprah Winfrey celebridade americana fez questão de visitar em uma de suas viagens pelos Estados Unidos.
Além disso, no Mr D’z você vai encontrar os mais deliciosos cheeseburgers americanos, bifes e tortas com bordas grossas. Você vai se sentir em um clássico filme americano. O cardápio em forma de disco está cheio de opções bem ao estilo americano.
Imagine aquelas lanchonetes de filmes com mesas brancas com bancos cor de rosa e um balção comprido cheio de banquinhos circulares. Essa é a “Mr D’z Route 66 Diner”, uma lanchonete que leva os visitantes de volta a Rota 66 dos anos 50.
DESVIO NA ROTA 66 PARA O GRAND CANYON
Ao dirigir do Arizona sentido Califórnia, você descobrirá que está a poucos passos do Grand Canyon. Sendo assim você poderá apreciar a vista enquanto dirige ou ainda fazer um pequeno desvio para visitar o Canyon.
Com seu cenário sempre em mudança e com proporções enormes, o Grand Canyon é uma das paisagens mais espetaculares do mundo. O Parque Nacional do Grand Canyon, fundado em 1919, é um dos mais antigos parques nacionais dos Estados Unidos e é o lar do imponente Grand Canyon, um desfiladeiro profundo de 1,6 km de profundidade esculpido pelo Rio Colorado.
O Grand Canyon é a única das sete maravilhas naturais do mundo a ser localizada na América do Norte. Mais de 4 milhões de pessoas visitam o famoso cânion a cada ano, tornando-se o parque nacional mais visitado nos Estados Unidos.
Nenhuma cidade dos EUA permitirá que você desfrute de um céu repleto de tantas estrelas como faz a Rota 66.
FAZENDA DOS CADILLACS ENTERRADOS EM AMARILLO
No caminho da Rota 66 ou se estiver no Texas, vale a pena conhecer a cidade de Amarillo.
Amarillo é uma cidade de cactos, de caubóis de bota e chapéu, de gados e caminhonetes com aqueles chifres enormes de gado.
É aquelas cidades americanas bem texanas com bife suculento e boa cerveja. Amarillo se desenvolveu bastante nessas ultimas décadas, e se tornou uma mistura entre as antigas e novas tradições do Texas.
Em 1974, um grupo de artistas chamado ‘Ant Farm’ enterraram dez carros do modelo Cadillac na cidade de Amarillo no Texas. A escultura acabou representando a evolução do automóvel Cadillac desde 1949 até 1963. Os modelos enterrados são os seguintes:
- 1949 Cadillac Club Coupe
- 1950 Cadillac Series 62 Sedan
- 1954 Cadillac Coupe de Ville
- 1956 Cadillac Series 62 Sedan
- 1957 Cadillac Sedan
- 1958 Cadillac Sedan
- 1959 Cadillac Coupe
- 1960 Cadillac Sedan (Flat top)
- 1962 Cadillac 4 Window Sedan
- 1963 Cadillac Sedan
Além de Amarillo ter um trecho da Rota 66 nos Estados Unidos, o que por si só já seria uma grande atração, foram instalados em seu trajeto diversos restaurantes e antiquários, tornando a visita ainda mais interessante.
SANTA MÔNICA FINAL DA ROTA 66
O final da Rota 66 nos Estados Unidos fica em uma das cidades litorâneas mais famosas do Estado da Califórnia. Santa Mônica, na Califórnia, é onde a Rota 66 chega ao Oceano com uma placa sinalizando seu final.
Viajar pela Rota 66 dos Estados Unidos é uma daquelas viagens para quem gosta ou tem interesse na cultura americana. Um caminho lendário que se encontra com a nova e antiga América.