O governo canadense incluiu o Brasil no programa Student Direct Stream (SDS) para quem deseja estudar no Canadá.
Isso quer dizer que pessoas que residem no Brasil podem agora solicitar a permissão de estudos para o Canadá, de uma maneira mais rápida, usando esse programa.
Mas nem todo mundo pode pedir seu visto de estudante através do programa SDS. Existem alguns requisitos para a utilização desse processo.
Confira todos os detalhes neste post e veja se você é elegível a pedir seu visto de estudante canadense, através do Student Direct Stream program.
O que é o Student Direct Stream (SDS)?
Primeiramente é importante saber que o Student Direct Stream (SDS) não é um novo tipo de visto canadense. O SDS é uma forma diferente de solicitar a permissão de estudos, o chamado study permit, para estudar no Canadá.
Basicamente o programa oferece uma maneira acelerada e de se pedir o visto de estudante para o Canadá.
O Student Direct Stream (SDS) é então um programa acelerado de processamento de autorização de estudos. Este pode beneficiar aqueles que estão se inscrevendo para estudar em uma instituição de ensino pós-secundária, designada (DLI) canadense.
O programa é destinado a brasileiros que precisam solicitar a permissão de estudos para o Canadá, o chamado study permit, ou visto de estudante canadense e que estejam dentro de alguns requisitos específicos.
Leia Mais: Tudo sobre o Study Permit para o Canadá
Mais chances de aprovação do visto canadense
Como o programa SDS tem requisitos que solicitam ao candidato documentos de forma antecipada, este programa de pedido de visto oferece mais certeza para a imigração canadense sobre a intenção do estudante.
Ou seja, o programa oferece mais garantias de que a intenção do candidato é genuinamente de estudar no Canadá.
Com isso as chances de aprovação do visto, ou seja, da permissão de estudos canadense, são maiores. E o melhor de tudo, a análise do pedido de visto é realizada em menor tempo.
Alguns estudantes podem obter suas autorizações de estudos rapidamente usando o sistema SDS. A maioria das aplicações utilizando o programa SDS acontecem em cerca de 20 dias corridos, se os requisitos de elegibilidade forem atendidos.
A inclusão do Brasil no programa Student Direct Stream (SDS) certamente terá um impacto positivo e aumento nas matrículas de estudantes brasileiros em Colleges e Universidades no Canadá.
Leia Mais: Como estudar e trabalhar no Canadá
Quem pode utilizar o programa Student Direct Stream (SDS)?
Além de estar residindo no Brasil, veja os requisitos que você deve cumprir para pedir sua permissão de estudos canadense através do programa Student Direct Stream (SDS):
1- Comprovante de nível do Idioma
É preciso comprovar nível do idioma através de um teste oficial de proficiência, concluído dentro de 2 anos da data de aplicação do SDS. Os testes devem comprovar os seguintes resultados:
– Nota de 6.0 ou superior no exame de proficiência IELTS (Academic) em cada habilidade do idioma: listening, reading, writing e speaking ou;
– No caso de programas em francês, é preciso obter nota equivalente a 7 em cada uma das habilidades do teste TEF – Test d’Evaluation de Français.
Fale com um consultor especializado pelo WhatsApp
2- Comprovante de depósito em instituição financeira canadense
Outro pré-requisito para o SDS é que o candidato deve incluir no pedido do visto, comprovante de depósito de CAD20,635.00 (dólares canadenses) ou mais, feito em uma instituição bancária canadense e autorizada pela imigração.
Este é a chamadao Certificado de Investimento Garantido ou em inglês “Guaranteed Investment Certificate (GIC)”. O banco que o dinheiro deve ser depositado deve ser um dos listados e aceitos pela imigração canadense.
O valor depositado serve como uma garantia e é liberado ao estudante quando ele chega no Canadá. O estudante, detentor do Study Permit, recebe um valor inicial ao se identificar no Canadá, e o restante é devolvido em parcelas mensais ou bimestrais, em um período de 10 a 12 meses.
Se o candidato incluir a família como dependente no pedido de visto, é preciso complementar o valor a ser depositado. Ou seja, deve comprovar e depositar também os valores de acordo com cada membro da família.
Leia Mais: Comprovação financeira para visto canadense
3- Comprovante de pagamento integral do 1º ano de estudos
O estudante deve apresentar no pedido da permissão de estudos, o recibo de que quitou integralmente o 1º ano de estudos na instituição de ensino que vai estudar.
A instituição de ensino canadense deve ser uma DLI – Designated learning institution. Isso quer dizer que a instituição de ensino designada é aprovada pelo governo da província canadense, para receber estudantes estrangeiros.
Leia Mais: Tudo sobre Colleges publicos e privados no Canadá
4- Carta de Aceitação da Instituição Canadense + PAL – Provincial Attestation Letter
No pedido de visto o candidato também deve incluir a LOA, Letter of Acceptance. A LOA é a carta de aceitação do College ou Universidade que o candidato pretende estudar no Canadá.
A instituição de ensino canadense deve ser uma DLI – Designated learning institution e o programa de estudos deve ser de ensino superior como um College ou uma Universidade.
É preciso também ter a PAL – Provincial Attestation Letter emitida pela Província onde o aluno vai estudar.
5- Comprovante do nível de escolaridade mais recente
O candidato deve apresentar seu grau de instrução mais recente através do diploma e histórico escolar. Pode ser diploma e histórico escolar do 2º grau ou da graduação, por exemplo. Deve se mostrar o comprovante do ultimo grau de instrução que o candidato realizou.
Estes documentos devem ser incluídos com tradução juramentada para o inglês.
6- Realizar um exame médico
Como já é solicitado nos pedidos de visto de estudante, o candidato deve realizar um exame médico em uma clínica credenciada a imigração canadense.
No caso do programa SDS o candidato já deve fazer o exame antecipadamente ao pedido do study permit.
Quais Colleges são aceitos para pedir o visto usando o programa Student Direct Stream (SDS)?
Tanto Instituições Privadas quanto Públicas são aceitas no pedido da permissão de estudos através do programa SDS.
É só importante que o programa de estudos tenha duração mínima de 12 meses e que seja uma intuição DLI reconhecida.
Além disso, o candidato deve cumprir todos os requisitos citados mais acima para poder ser elegível a pedir seu visto usando esse sistema.
Fale com um consultor especializado pelo WhatsApp
Posso solicitar meu visto através do programa SDS para estudar inglês no Canadá?
Não. O SDS é destinado a pedidos de permissão de estudos quando o curso a ser realizado no Canadá é de ensino superior, podendo ser um College ou Universidade.
Como é exigido nível avançado do idioma através de um teste oficial, o programa Student Direct Stream (SDS) não pode ser usado por brasileiros que vão estudar inglês ou francês no Canadá.
O programa também não é destinado a estudantes que vão fazer o curso pathway que prepara o aluno para ingressar em um College ou Universidade canadense. O Pathway é também considerado um curso de inglês.
Leia Mais: Curso Pathway online para College Canadense
Mas o estudante brasileiro pode fazer um curso de idiomas no Canadá normalmente. Este só não entra no programa SDS.
Se o brasileiro quer estudar inglês ou francês no Canadá por até 6 meses, deve solicitar antes do embarque o visto de visitante canadense ou ainda a permissão eTA.
Se o curso de inglês ou francês no Canadá tiver duração superior a 6 meses, deve se solicitar a permissão de estudos da maneira regular, como sempre foi feita.
Levar a família como dependente do visto canadense
Membros da família (cônjuge e filhos) de candidatos a autorização de estudos, usando o programa Student Direct Stream (SDS), são elegíveis para processamentos de visto simultâneos.
Isso quer dizer que um candidato sendo elegível a solicitar sua permissão de estudos através do programa Student Direct Stream (SDS), pode incluir sua família no processo desde que todos se inscrevam juntos e ao mesmo tempo.
Vale lembrar que é possível incluir o companheiro (a) e filhos como dependentes no pedido de visto de estudante (study permit) principal se:
– O estudante principal estiver inscrito em Mestrado ou Doutorado;
– Deve se ter comprovante de casamento ou união estável com mais de 1 ano;
– O cônjuge aplica para um visto chamado open work (visto de trabalho aberto). Assim no caso dos vistos serem aprovados, o cônjuge também tem permissão para trabalhar legalmente no Canadá;
– Nos pedidos dos vistos, é preciso comprovar recursos financeiros para o solicitante principal, cônjuge e filhos.
Leia Também: Imigração para o Canadá
Não sou elegível ao programa Student Direct Stream (SDS). O que fazer?
Se você não é elegível ao pedido da permissão de estudos usando o programa Student Direct Stream (SDS), é possível pedir seu visto através do método regular como sempre foi feito até então.
Para programas de estudos no Canadá com duração de até 6 meses, você deve solicitar antes do embarque o visto de visitante ou ainda a permissão eTA, se for possível.
Se o seu programa de estudos no Canadá tiver duração superior a 6 meses, é preciso solicitar a permissão de estudos da maneira regular, como sempre foi feita.
Comece agora mesmo seu planejamento para fazer seu intercâmbio no Canadá.
A Roda Mundo Intercâmbio, agência selo Belta, desde 2007 auxilia estudantes para estudar no Canadá.
Oferecemos a assessoria do pedido de visto canadense na agência, que é nossa especialidade, não mandamos para despachantes.
Clique AQUI e fale com um consultor especializado
[…] Programa Student Direct Stream (SDS) […]
[…] Programa Student Direct Stream (SDS) […]