bandeira-intercâmbio-na-Nova-Zelândia
bandeira-intercâmbio-na-Nova-Zelândia

Nova Zelândia, por que esse pode ser o seu próximo destino? A Roda Mundo vai te ajudar! Nesse post, vamos te apresentar por que você deve escolher fazer intercâmbio na Nova Zelândia. Um destino incrível para quem deseja estudar e trabalhar ao mesmo tempo, ser fluente no inglês ou mudar com a família.

CONHEÇA A NOVA ZELÂNDIA

Nova Zelândia ou Aotearoa (língua Maori) tem 4,5 milhões de habitantes, pertencente à Oceania, localizado a sudoeste do Oceano Pacífico e formado por duas ilhas: Ilha do Norte e Ilha do Sul. A Nova Zelândia foi colonizada pelos ingleses por isso a sua língua oficial é o inglês britânico.

bandeira-intercâmbio-na-Nova-Zelândia
bandeira-intercâmbio-na-Nova-Zelândia

Colonização européia na Nova Zelândia 

Antes mesmo dos ingleses chegarem a distante ilha do pacífico, já havia um povo habitando a região: o Maori. Não existe uma teoria concreta sobre como o povo Maori chegou. Indícios arqueológicos indicam que eles partiram da Polinésia até um novo destino.

Na língua maori, Nova Zelândia também é conhecida como “A Terra da grande nuvem branca”. O mar da Tasmânia separa a Austrália da Nova Zelândia e os vizinhos mais próximos são as ilhas de Nova Caledônia, Fiji e Tonga.

conheça-a-nova-zelândia
conheça-a-nova-zelândia

Nova Zelândia: um dos melhores países do mundo

A Nova Zelândia é conhecida por ser um dos países menos corruptos do mundo, com índice de violência nulo, abundante em recursos naturais, moderno e desenvolvido para atender e proporcionar o bem estar para os sua população.

expectativa-de-vida-na-Nova-Zelândia-é-uma-das-melhores-no-mundo
expectativa-de-vida-na-Nova-Zelândia-é-uma-das-melhores-no-mundo

Segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), o país apresenta ótimas posições em quesitos como qualidade de vida, contato com a natureza, desenvolvimento humano, esperança de vida e educação pública. A expectativa de vida no país é entre 80 a 93 anos.

ESPORTES RADICAIS E TEMPERATURA NA NOVA ZELÂNDIA 

A Nova Zelândia é o polo dos esportes radicais, como snowboarding, skiing, bungy jumpin, mountain biking, skydive, jet boat, paragliding, cricket, surf, bungee jumping, skydive, ski rafting e entre outros, atraindo diversos turistas, atletas e apaixonados por adrenalina.

A-Nova-Zelândia-é-o-polo-dos-esportes-radicais
A-Nova-Zelândia-é-o-polo-dos-esportes-radicais

A temperatura ajuda principalmente nos esportes que envolvem neve e quanto mais ao sul você está, mais frio é. A temperatura pode chegar a -10°C (14°F) e ter no máximo entre 10 a 15°C (50 a 60 °F) no inverno. No verão, a média de temperatura varia entre 20 a 30°C (70-90 °F)

PAISAGENS NA NOVA ZELÂNDIA 

Em toda a Nova Zelândia você vai encontrar paisagens de tirar o fôlego, são montanhas e vales com picos de gelo até lagos e praias com água cristalina. Mais de 20% do país é coberto por reservas florestais e parques nacionais.

A Nova Zelândia possui dois Patrimônios da Humanidade declarados pela UNESCO: o Parque Nacional de Tongariro, localizado no centro da Ilha do Norte, é o parque nacional mais antigo do país e com um enorme significado para a cultura e religião do povo Maori. Também há o sítio Te Wahipounamu, localizado no sudoeste da Ilha do Sul, com trilhas, praias e florestas nativas, como a floresta tropical temperada do Parque Nacional Tai Poutini, em Westland, que interage com o oceano e com a vida selvagem local.

Parque-Nacional-de-Tongariro-Ilha-do-Norte-Nova-Zelândia
Parque-Nacional-de-Tongariro-Ilha-do-Norte-Nova-Zelândia

Fauna da Nova Zelândia

A fauna é composta por diversas aves nativas como o quivi, símbolo nacional da Nova Zelândia, kiwis, papagaio kakapo, weka e outras espécies. No mar, podemos encontrar uma vida marinha abundante e diversificada, como o pequeno golfinho-de-hector, o golfinho mais raro do mundo e encontrado apenas na Nova Zelândia, pinguins, focas e toda uma série de peixes e moluscos.

Na-língua-maori-os-neozelandeses-são-conhecidos-como-kiwis
Na-língua-maori-os-neozelandeses-são-conhecidos-como-kiwis

Flora da Nova Zelândia

A flora é composta por diversos tipos de árvores e flores nativas, dentre elas está uma das maiores árvores do mundo, a Kauri Trees. A Floresta de Waipoua, na Ilha do Norte, concentra a maior parte desse tipo de árvore.

Kauri-Trees-na-Floresta-de-Waipoua-Nova-Zelândia
Kauri-Trees-na-Floresta-de-Waipoua-Nova-Zelândia

Além disso, também há o Taranaki Garden Spectacular, na Ilha do Norte, uma exposição de jardins naturais com diversas espécies de plantas, como a tremoceiros selvagens e rododendros.

CONHEÇA O POVO MAORI 

O povo Maori chegou à Nova Zelândia por volta de 1300 D.C vindo da Polinésia e acabou tornando-se um povo nativo da ilha. Algumas lendas consideravam o povo Maori como seres divinos ou espirituais, diferente dos seres humanos.

O-povo-Maori-chegou-à-Nova-Zelândia-por-volta-de-1300-D.C
O-povo-Maori-chegou-à-Nova-Zelândia-por-volta-de-1300-D.C

A cultura Maori é muito forte em toda a Nova Zelândia, mas uma das principais referências à cultura desse povo é o Haka. Uma dança típica que demostra paixão, força, união, vigor masculino e identificação com a raça. A dança é usada para dar boas vindas a visitantes como também a tribos inimigas.

Muitos acabaram conhecendo o Haka através da performance dos jogadores de rugby da seleção da Nova Zelândia, os All Black, que apresentam uma Haka chamada Ka Mate.

Dialeto Maori na Nova Zelândia

O dialeto Te Reo Māori também é um idioma oficial junto com o inglês, mas mesmo com colonização europeia, a Nova Zelândia preserva a cultura, valores e aprendizados do povo Maori, conhecidos como um povo amigável, hospitaleiro, bem-humorados e amantes da natureza. Hoje em dia, a população Maori na Nova Zelândia é entre 10 e 12% e a maioria restante tem ascendência britânica.

Na língua Maori, os homens neozelandeses são conhecidos como kiwis, referência não à fruta, mas sim a um pássaro nativo da fauna país.

Cultura Maori

Outra riqueza do povo Maori são as tatuagens, conhecidas também como Ta Moko. A tatuagem mais importante é feita no rosto e tem um significado sagrado, pois abrigam o conhecimento. Quanto mais tatuagens no rosto o homem tem mais nobre ele é.

Os desenhos geométricos e tribais representam a história, sentimento ou característica da personalidade da pessoa tatuada, como também podem representar crenças e mitos valorizados dentro da tibo do tatuador e do tatuado. Por causa dessas características, não existem duas tatuagens maori legítimas no mundo.

As-tatuagens-são-as-riquezas-do-povo-Maori
As-tatuagens-são-as-riquezas-do-povo-Maori

INTERCÂMBIO NA NOVA ZELÂNDIA

Para quem é apaixonado por natureza e por esportes radicais a Nova Zelândia é o destino perfeito. Formada por duas ilhas, Ilha do Norte e Ilha do Sul, fazer intercâmbio na Nova Zelândia é ter a oportunidade de estar no futuro (literalmente), pois os primeiros raios solares do dia nascem nessa ilha. Há quem diga também que os primeiros raiares do dia saem de Fiji e Tonga. Com fuso horário de + 15h do Brasil, a Nova Zelândia proporciona vivencias e aprendizados contínuos com os Maoris.

Nascer-do-sol-em-Waikawa-Bay-Ilha-do-Sul-Nova-Zelândia
Nascer-do-sol-em-Waikawa-Bay-Ilha-do-Sul-Nova-Zelândia

Os brasileiros que buscam aprender inglês com custo benefício tem a Nova Zelândia como a melhor opção, pois são 30% mais barato do que EUA e Inglaterra.

O custo de vida na Nova Zelândia é vantajoso principalmente para quem vai somar os estudos com o trabalho, proporcionado uma renda extra para o estudante. Veja algumas dicas sobre o custo de vida e média de salário na Nova Zelândia nesse post.

Intercâmbio na Nova Zelândia com Inglês

A Nova Zelândia é indicada para quem quer estudar inglês, pois o estudante não precisa necessariamente ter uma fluência na língua. Por ter sido colonizada por ingleses, o inglês na Nova Zelândia é o britânico.

curso-de-inglês-intercâmbio-Nova-Zelândia
curso-de-inglês-intercâmbio-Nova-Zelândia

O objetivo do intercâmbio na Nova Zelândia é desenvolver a fluência na língua durante a estadia no país. O curso de inglês geral é realizado em grupo e compreende as habilidades essenciais da língua inglesa: speaking, listening, reading e writing. Veja mais sobre o curso aqui!

Sistema Educacional na Nova Zelândia 

O Sistema Educacional da Nova Zelândia é dividido por níveis de 1 a 10 e o órgão responsável pela análise curricular e reconhecimento dos cursos é a NZQA (New Zealand Qualification Authority).

  • Nível 1 a 3 – ensino secundário ou para cursos técnicos simples;
  • Nível 4 a 6 – ensino avançado em trabalhos técnicos e administrativos e
  • Nível 7 a 10 – graduação avançada a nível universitário.

VISTO E PASSAGEM AÉREA 

A Nova Zelândia é um dos países com mais facilidade para visto de residente brasileiro como também uma vantagem para estudantes que vão fazer um curso com duração inferior de 3 meses, que podem entrar no país apenas com um visto de turista. No entanto, o visto de turista não dá permissão de trabalho ao estudante durante sua estadia no país.

Para o estudante que deseja trabalhar e estudar na Nova Zelândia é necessário que ele tire o visto de estudante (processo online) e o seu curso deve ser conhecido pela imigração, como também pelo órgão NZQA (New Zealand Qualifications Authority), ter duração mínima de 14 semanas e a escola deve ser classificada na categoria 1. O estudante pode trabalhar no máximo 20 horas por semana

DOCUMENTOS PARA NA NOVA ZELÂNDIA DURANTE O INTERCÂBIO 

O estudante que optar por trabalhar e estudar na Nova Zelândia deve apresentar os seguintes documentos:

  • Comprovante de pagamento do curso;
  • Comprovante do seguro saúde (adquirido junto com o curso);
  • Comprovante da compra ou reserva das passagens aéreas (ida e volta);
  • Comprovante da renda mínima exigida para se manter no país: NZ$ 1250,00 multiplicados pelo número de meses de estadia.

Documentos de visto de trabalho após a graduação

Caso o estudante deseje ter o visto de trabalho após a graduação, conhecido como pos-study work visa, é necessário:

  • Graduação em um curso de Ensino Superior de nível 5 ou 6, com duração de dois anos acadêmicos (pelo menos 60 semanas) ou
  • Graduação em um curso de Ensino Superior de nível 7 ou Superior com duração de 1 ano acadêmico (pelo menos 30 semanas).

Por três anos consecutivos, a companhia aérea Air New Zealand foi considerada a melhor Companhia Aérea do Ano pela Airline Rating. É a marca mais confiável e mais acessível para voos na Nova Zelândia.

ESTUDAR E TRABALHAR NA NOVA ZELÂNDIA 

Para estudar e trabalhar na Nova Zelândia é necessário que você tenha no mínimo 3 meses de disponibilidade para ficar morando no país, escolher um curso reconhecido pela NZQA (New Zealand Qualifications Authority) classificada no nível 1, com duração mínima de 14 semanas e ter visto de estudante, que permite até 20 horas semanais de trabalho.

A Roda Mundo é especialista na retirada de visto de estudante para a Nova Zelândia e representa as instituições de ensino nas cidades de Auckland, Christchurch e Queenstown. O estudante que optar por um curso de ensino superior, como um Diploma Técnico, tem permissão para trabalhar legalmente 20 horas semanais durante o curso e 40 horas durante as férias (caso houver).

 Como é estudar e trabalhar na Nova Zelândia!

A Roda Mundo apresenta um curso específico na área de Marketing Digital, classificado no nível 7 e com duração de 40 semanas. Clique aqui e saiba mais!

As posições de empregos disponíveis na Nova Zelândia para os estudantes são nas áreas de atendimento ao cliente, alimentos e bebidas, limpeza e entre outros.

Trabalhar-e-estudar-na-Nova-Zelândia
Trabalhar-e-estudar-na-Nova-Zelândia

A média salarial fica entre NZ$ 12,00 e NZ$17,00 por hora (média do dólar neozelandês é de R$2,50 reais). O nível de inglês também influencia quem busca um trabalho, pois quanto melhor o nível de inglês, a tendência é arrumar trabalho mais facilmente.

CIDADES

A Roda Mundo listou as principais cidades neozelandesas para você escolher o seu intercâmbio na Nova Zelândia com cursos de inglês para todos os níveis:

NORTE

A Ilha do Norte ou North Island é parte mais populosa da Nova Zelândia, pois é lá que está localizada a capital e a maior cidade da Nova Zelândia.

WELLIGTON

Welligton ou Welligtonwood tornou-se capital da Nova Zelândia em 1865 e é considerado o polo cultural do país. Com 400mil habitantes, a cidade está localizada no extremo sul da Ilha Norte, ao lado de um porto natural e colinas verdes. Welligton é uma cidade muito importante para a economia financeira e comercial da Nova Zelândia, abrigando o museu Te Papa Tongarewa Museum (em Maori “nosso lugar”), a orquestra sinfônica e a principais produções cinematográficas do país.

Mount-KayKay-Welligton-Nova-Zelândia
Mount-KayKay-Welligton-Nova-Zelândia

Cinema em Welligtonwood – Nova Zelândia

As produções mais famosas são a trilogia de O Senhor dos Anéis e O Hobbit, escrita pelo britânico J. R. R. Tolkien e produzida para os cinemas pelo cineasta zeolandês Peter Robert Jackson. Outros lugares da Ilha Norte que também foram usados para a locação do filme foi Nelson, Takaka Hill, a região montanhosa de Ashburton District em Mount Sunday e Twizel, em Mackenzie Country.

Em Wellington você tem a chance de conhecer os bastidores e o cenário por trás das produções cinematográficas de O Senhor dos Anéis e O Hobbit.

Wellington chama atenção de estudantes e de turistas do mundo todo, pois tem uma vida noturna vibrante e uma gastronomia de encher a boca. Mas há também quem prefira os roteiros com programas culturais, não tem problema, a capital também tem diversas galerias de arte, teatros e museus.

Natureza em Wellington – Nova Zelândia

Para quem gosta de estar em contato com a natureza, a capital proporciona diversas atrações ao ar livre como canoagem, ciclismo de montanha, trilhas ao redor do porto e das colinas. Uma das trilhas mais conhecidas para ver melhor a orla de Wellington é a trilha Makara Peak e City to Sea. Você também pode pegar um bonde e subir a colina até Kelbur e contemplar a paisagem deslumbrante. Incrível não?!

Mount-Victoria-na-baía-de-Wellington-Nova-Zelândia
Mount-Victoria-na-baía-de-Wellington-Nova-Zelândia

Durante o seu intercâmbio na Nova Zelândia você pode tirar um dia para visitar South Island de balsa. Com duração de mais ou menos 3 horas, você consegue atravessar uma ilha a outra de balsa e admirar as lindas paisagens passando por Malborough Sounds até Picton, cidade que fica ao extremo da Ilha do Sul. São atrações que agradam todos os gostos.

A capital também é o polo da tecnologia e do TI, com diversos cursos relacionados a essa área. Em Welligton além de você estudar o inglês, você também pode se especializar em uma área especifica.

AUCKLAND – NOVA ZELÂNDIA

Auckland ou Cidade das Velas é a maior cidade da Nova Zelândia e o principal centro econômico do país. Além de ser considerada a cidade mais cosmopolita da Nova Zelândia, Auckland é a capital mundial da vela e é composta por lindas praias, onde você pode praticar canoagem, surfar ou apenas relaxar.

 Vista-de-Auckland-Mont-Eden-Nova-Zelândia

Vista-de-Auckland-Mont-Eden-Nova-Zelândia

Auckland: uma das melhores cidades do mundo 

Ao mesmo tempo em que cidade é agitada com diversas boutiques, cafés noturnos e pontos turísticos, Auckland preza pela qualidade de vida, contato com a natureza e com a cultura Maori.

Auckland é classificada como as melhores cidades do mundo.

Os esportes radicais são a sensação dessa cidade, como o bungy jumping, escaladas de pontes, ciclismo de montanha e canoagem. A atração principal é a torre mais alta do Hemisfério Sul, a Sky Tower, onde você pode saltar dela e viver uma experiência única.

Além de todas as paisagens maravilhosas, Auckland possui cerca de 48 cones vulcânicos, o mais conhecido é o Rangitoto Islan, que fica cerca de 25 minutos de balsa de Auckland. Próximo a Auckland fica a cidade de Rotorua, o polo das atividades geotermal, com os gêiseres no vale Te Puia.

Trabalhar e estudar em Auckland – Nova Zelândia

Para quem deseja trabalhar e estudar na Nova Zelândia, Auckland é a cidade perfeita para isso. O estudante deve se matricular em um curso classificado como 1, com duração superior a 14 semanas e aplicar o visto de estudante no Brasil. A Roda Mundo apresenta um pacote de intercâmbio completo para Auckland com permissão de trabalho!

Agora, se você tem o desejo de fazer uma viagem pela Ilha do Norte cheia de atividades radicais e vivenciar a cultura Maori, a Roda Mundo apresenta o melhor da Ilha do Norte em uma viagem inesquecível. Clique aqui e descubra!

SUL – Nova Zelândia

A Ilha do Sul ou South Island é o lado mais frio e com as paisagens mais deslumbrantes da Nova Zelândia.

Christchurch

Christchurch ou Cidade Jardim é a maior cidade da Ilha Sul e também a mais britânica fora da Inglaterra. Planejada em estilo britânico, em 2011, a cidade foi atingida por um terremoto de 6,3 graus de magnitude. A cidade ficou destruída, porém, Christchurch se reergueu e continua sendo uma linda cidade. É indicada para quem busca um lugar com ar europeu, jovem, urbano, com cafés e restaurantes.

pôr-do-sol-em-Christchurch-Nova-Zelândia
pôr-do-sol-em-Christchurch-Nova-Zelândia

A Cathedral Square localizada no centro da cidade é o coração de Christchurch, sendo um dos principais pontos turísticos.

Esportes radicais em Christchurch – Nova Zelândia

Em Christchurch você pode fazer mountain biking, skydive, jet boat, paragliding, skiing, snowboarding, cricket e surf. Além de todos esses esportes o hugby tem uma atenção especial dos neozelandeses. O time de hugby All Blacks ficou famoso no mundo todo devido ao Haka. 

Queenstown

Com 20mil habitantes, a cidade fica às margens do lago Lake Wakatipu. É envolvida por montanhas que atraem muitos turistas, principalmente nos meses de maio, junho e julho, que vão até Queenstown para skyar.

Lago-cristalino-Lake-Wakatipu-Nova-Zelândia
Lago-cristalino-Lake-Wakatipu-Nova-Zelândia

Queenstown ficou conhecida como a capital de esportes radicais por ter mais de 75 atividades de aventura como bungee jumping, skydive, ski rafting, safaris pelas montanhas, canyon swinging, rafting e entre outros.

Queenstown é uma cidade jovem e turística, atraindo muitos brasileiros e argentinos.

Queenstown  tem vida noturna agitada com pubs, cafés e restaurantes, mas também preserva a natureza local. Se o seu perfil não se encaixa nos esportes radicais, você pode optar por trilhas, caminhadas e excursões turísticas.

Queenstown também é um dos principais destinos para quem busca fazer intercâmbio e trabalhar na Nova Zelândia. É um ótimo lugar para para quem busca um life style europeu e ótimas condições de estudo e trabalho. A Roda Mundo apresenta um pacote de intercâmbio completo para Queenstown com permissão de trabalho!

Invercargill

Invercargill é um lugar tranquilo, que fica a 2horas de Queenstown e com apenas 55mil habitantes. É uma cidade bem fria, pois fica bem no final da Ilha do Sul, com temperatura média de no máximo 12°C. É indicada para quem deseja se estabelecer em outro país, principalmente com a família ou se aprofundar na cultura.

Invercargill tem o menor índice de desemprego do mundo.

Otepuni-Gardens-Invercargill-Nova-Zelândia
Otepuni-Gardens-Invercargill-Nova-Zelândia

 Natureza em Invercargill – Nova Zelândia

Os jardins de rosas em Queens Park são um dos símbolos da cidade e também proporcionam aos visitantes trilhas por florestas nativas e contato com diversos tipos de árvores, flores e animais. No Queens Park podemos encontrar o edifício com formato de pirâmide, o Southland Museum and Art Gallery. Lá está exposto obras e documentos sobre a chegada dos europeus no país.

Nelson

Nelson tem 80mil habitantes, é uma cidade bem segura e europeia, perfeita para quem quer ir fazer intercâmbio na Nova Zelândia e ter pouco contato com brasileiros. É localizada em meio a praias, florestas e montanhas.

Abel-Tasman-Nelson-Nova-Zelândia
Abel-Tasman-Nelson-Nova-Zelândia

Nelson também proporciona contato com esportes, entre eles está o sky e caiaque e também trilhas com paisagens incríveis. Entre elas está a trilha de Abel Tasman, que proporciona conhecer focas e pinguins. Em Nelson, também foi filmado algumas cenas de O Hobbit.

Glenorchy

Glenorchy é um vilarejo rústico, com cerca de 500 moradores e um paraíso para quem ama verdadeiramente a natureza. Localizada a 45min de Queenstown, na costa norte de Lake Wakatipu, também foi cenário da trilogia de O Senhor dos Anéis.

Um ótimo roteiro de passeio para quem deseja caminhar a cavalo, praticar canoagem e caminhar pelas melhores trilhas. Em Glenorchy você encontra diversos tipos de acomodações para descansar durante o passeio, cafés e restaurantes.

Glenorchy tem as trilhas com paisagens mais lindas do mundo.

Trilhas em Glenorchy

Há quem diga que uma das trilhas Great Walks com paisagens mais lindas do mundo fica em Glenorchy: a Routeburn Track. A trilha liga o Mount Aspiring National Park ao Fiordland National Park.

Um cenário repleto de vales, cachoeiras, lagos e montanhas. A trilha leva em torno de três dias para ser feita e inclui também escalada.

Glenorchy-Nova-Zelândia
Glenorchy-Nova-Zelândia

A Routeburn Track também faz parte do sítio Te Wahipounamu. Há trilhas com duração de quatro a cinco dias, a Rees e Dart Track e a Greenstone/Caples Track. Também há trilhas curtas de um dia ou caminhadas de 20 minutos.

Quem deseja optar pela trilha mais longa deve entrar em contato com o Centro de Visitantes do Departamento de Conservação do parque.

Milford Sound

Milford Sound é um fiorde com 1692 metros de altitude, cavado pelo degelo das montanhas e pela ação do vento. É considerado um dos pontos turísticos naturais da Nova Zelândia. O monumento natural está sendo estudado para se tornar parte da lista de Patrimônios da Humanidade da Unesco.

Milford-Sound-Nova-Zelândia
Milford-Sound-Nova-Zelândia

Há quem prefira fazer o passeio pelo Milford Sound de barco ou canoa, ou o tour tradicional de helicóptero. Não importa qual a opção, esse é um passeio de tirar o fôlego. Que deseja saber mais sobre a vida marinha do Milford Sound deve visitar o observatório submarino em Harrison Cove.

Milford Sound é um dos pontos turísticos natural mais belo da Nova Zelândia.

Trilhas em Milford Track

Quem está buscando mais aventura pode fazer a trilha Milford Track. A trilha começa no extremo norte de Lake Te Anau e segue por algumas das selvas mais vivas do mundo. Ela termina com uma viagem de barco com início em Sandfly Point até o cais de Milford Sound.

Milford-Track-intercâmbio-na-Nova-Zelândia
Milford-Track-intercâmbio-na-Nova-Zelândia

Caso você prefira passar um dia passeando pela vila Milford Sound, você pode apreciar a comida local na taberna, café ou a bordo do seu barco.

Espero ter conseguido te convencer sobre essa ilha paradisíaca para o seu próximo destino de intercâmbio!

Entre em contato com a Roda Mundo e planeje todo o seu intercâmbio na Nova Zelândia.

VEJA TAMBÉM:

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here