Recebemos o depoimento de intercâmbio em San Diego da nossa linda estudante Mariana Nicolau. A Mari é nutricionista no Brasil e tem uma rotina de trabalho bem agitada. Como ela já tinha um inglês bacana, optou por fazer um certificado profissional em Project Management de 4 semanas durante as suas férias do trabalho.
Confira este delicioso depoimento e se inspire a fazer o seu intercâmbio 🙂
FAZER INTERCÂMBIO SOZINHA: A DECISÃO
“A decisão de fazer uma viagem sozinha sempre dá aquele friozinho na barriga, mas sempre me surpreende de uma forma indescritível. Sou nutricionista e trabalho na área hospitalar, porém comecei um MBA em marketing.
Sempre gostei muito de viajar, porém não tinha me passado na cabeça que poderia juntar minha paixão por viagens e ainda dar um upgrade no meu currículo fazendo um curso profissionalizante.
Essa decisão me veio bem em cima da hora, quando conversava com uma consultora da Roda Mundo (já viajei por turismo com a agência outras vezes, então já conheço o trabalho excepcional que fazem), que me apresentou a proposta do curso de Gestão de Projetos na Stafford House em San Diego.
Como minhas férias seriam em julho, a ideia soou ainda melhor, pois eu com uma amante de praias e verão, além de estudar ainda poderia aproveitar as lindas praias da Califórnia.
O CURSO QUE FIZ NO INTERCÂMBIO EM SAN DIEGO
O curso foi simplesmente ideal para as minhas circunstâncias, pois queria um certificado profissionalizante, porém tinha apenas 4 semanas de férias e o visto de turista. Ele teve duração de exatas 4 semanas, com aulas no período da manhã. O professor foi excelente, tinha um currículo incrível e uma vasta experiência na área de marketing e gestão de projetos.
Na minha sala éramos em 15 alunos, devido a época do ano que fui, haviam muitos brasileiros, porém como na escola só falávamos em inglês isso não prejudicou o fato de eu também querer treinar a língua e deixar o português um pouco de lado.
MEU PROJETO NO CERTIFICADO QUE FIZ EM SAN DIEGO
Iniciamos o curso nos dividindo em grupos que trabalharíamos durante todo o mês. O professor começou apresentando a San Diego Rescue Mission, uma instituição sem fins lucrativos que acolhe e dá todo o suporte para moradores de rua, ajudando-os a recomeçar suas vidas, com orientação profissional, local para morarem até encontrarem um emprego, acesso a alimentação adequada, vestuário, etc.
Fomos até o local conhecer a entidade e lá nos foi proposto o desafio do curso, cada grupo deveria criar um projeto para arrecadar dinheiro para doarmos para aquela instituição.
A partir daí tínhamos todos os dias metade da aula com conceitos teóricos sobre gestão de projetos (Project Scope, Communication channel, Budget, Contingency plan, Results, etc.), juntamente com estudos de caso e avaliações semanais, e na outra metade da aula colocávamos em práticas os conceitos no projeto que estávamos criando do zero.
Meu grupo criou a “HomBags”, onde fizemos ecobags customizadas e vendíamos na escola, todo o lucro arrecadado foi doado para SD Rescue Mission.
O curso foi muito interessante, pois apesar de não entrar em profundidade nos conceitos, devido ao curto tempo que tínhamos, foi possível abranger todos os aspectos da gestão de projetos e ainda nos desafiar a colocá-los em prática.
MINHA ACOMODAÇÃO EM SAN DIEGO DURANTE O INTERCÂMBIO
A escola ficava à 18 minutos andando da minha acomodação (Vantaggio Suites, Little Italy), uma caminhadinha deliciosa (tudo bem plano) antes das aulas. Como fica bem no coração de “downtown”, tem várias opções de restaurantes, mercados, farmácias, bares (Gaslamp, um bairro delicioso cheios de opções gostosas e animadas).
Fiquei acomodada no Vantaggio Suites Little Itally, em um quarto individual super aconchegante, com banheiro individual e uma mini cozinha (também tinha a cozinha comunitária para todos os estudantes).
Além de ficar localizado ao lado da Little Italy, bairro com diversos restaurantes e bares influenciados pela cultura italiana, ainda é o point para os estudantes da cidade.
Antes das festas ou mesmo para passar o tempo, estudantes de vários países se encontram lá, então é uma ótima oportunidade para conhecer novas pessoas, culturas e vivenciar uma experiência completa do intercâmbio.
SAN DIEGO NA CALIFÓRNIA
San Diego é uma cidade simplesmente apaixonante! No verão o clima é delicioso, pude aproveitar muito as praias (que são maravilhosas), assistir a pores do sol magníficos. Além claro de curtir muito os entretenimentos da cidade, como bares, festas, cinema, Comic Con (aconteceu bem na época que estava por lá, então deu uma animada ainda maior na cidade), restaurantes, outlets, locais históricos e pontos turísticos.
Aos finais de semana aproveitei para conhecer também LA e Las Vegas, que foram experiências icônicas para quem cresceu assistindo aos “filmes hollywoodianos”.
Como San Diego é uma cidade bem plana (e eu adoro andar), fazia a maioria das coisas a pé. Também usei muito o “Free Ride”, um meio de transporte gratuito que roda por toda Down Town e funciona como o Uber, onde você solicita o carro pelo app e é deixado onde quiser dentro da área de alcance, fora isso usamos algumas vezes (mais a noite) o próprio Uber e o Lyft.
Creio que posso finalizar dizendo que minha experiência em San Diego foi simplesmente incrível! Fiz amigos sensacionais, pratiquei meu inglês, voltei com um certificado profissionalizante, conheci diversos lugares, e tudo isso com um suporte incrível da Roda Mundo, que a todo momento estava disponível quando eu tinha dúvidas antes, durante e depois da viagem.
Se me pedissem um conselho eu com certeza diria, invistam em um intercâmbio, não tem como ele não te surpreender em todos os sentidos!”
Uma delícia ler esse depoimento não é mesmo? Se você ficou interessado neste intercâmbio para a Califórnia, fale com a gente no WhatsApp 11 98225-3300
Ou mande um e-mail para contato@rodamundo.tur.br