Fazer intercâmbio na Califórnia é um dos sonhos de muita gente e este foi realizado pela Caroline. Nossa querida intercambista ficou 2 meses curtindo muito por lá e fez esse super depoimento de intercâmbio em San Diego.
Se você planeja um intercâmbio para San Diego, fique por aqui, pois as dicas da Carol estão ótimas.
A DECISÃO DE FAZER INTERCÂMBIO
“Decidi fazer intercâmbio meio na surpresa … tomei a decisão em Julho e queria viajar no final de Agosto/ começo de Setembro, por esse motivo não havia muito planejamento financeiro e nem muito tempo para decidir qual seria o meu destino, a única coisa que sabia é que gostaria que fosse para os EUA.
Comecei então minha jornada, pois nem passaporte eu tinha, iniciei a busca por uma agência que me proporcionasse baixo custo e uma experiência incrível. Sou do interior de São Paulo, então cotei com várias agências que são franqueadas até que uma amiga de São Paulo me indicou a Roda Mundo.
No início eu e minha família ficamos com receio pois achávamos que seria difícil conversar e fechar contrato somente pela internet, estávamos enganados. As meninas da Roda Mundo foram super atenciosas e encontraram uma opção que cabia exatamente nas minhas limitações.
A ESCOLHA DE SAN DIEGO PARA O INTERCÂMBIO
Como eu não tinha nenhuma cidade especial que gostaria de ir, acabei escolhendo a mais barata, San Diego na Califórnia. Conhecia pouco sobre a cidade e no pouco tempo que me restava antes da viagem comecei a pesquisar muito e fui me apaixonando pela cidade antes mesmo de chegar lá.
Por opção nossa (minha e da minha família), decidimos ir até a Roda Mundo conversar sobre os detalhes finais e depois dessa conversa eu tive certeza que estava indo pro lugar certo!
O DIA DO EMBARQUE PARA A CALIFÓRNIA
O dia do embarque foi uma mistura de sensações, de manhã estava triste, pois estava deixando pessoas e Kiki (minha filha pet) no Brasil e partindo para algo totalmente novo.
Durante a viagem pro aeroporto essa tristeza foi se transformando em ansiedade já que nunca tinha ido a um aeroporto internacional, muito menos pra outro país e tinha viajado de avião uma única vez que durou 40 minutos e agora, da minha partida de Guarulhos até chegar em San Diego seriam 17 horas (2 vôos + espera).
E aí, quando chegamos no aeroporto, fiquei feliz. Esse sempre foi um sonho que eu nem imaginava que poderia acontecer naquele momento e tudo era tão novo que não tinha como dar errado eu só não sabia que mudaria tanto a minha vida.
San Diego é incrível, muito melhor do que eu esperava. Fiquei lá do fim do verão até o meio do outono e 95% dos dias era com céu aberto, mas nada de calorzão, a temperatura de SD é a ideal, faz muito sol mas também venta muito e isso faz com que a temperatura seja muito agradável.
INTERCÂMBIO EM SAN DIEGO VALE A PENA?
Posso ser muito suspeita pra falar, mas San Diego faz qualquer um se apaixonar por ela, não conheci ninguém que não goste de lá. É uma cidade grande e onde tudo funciona, eu me senti muito segura pra fazer qualquer coisa e ir pra qualquer lugar a qualquer hora.
Na minha primeira semana usei muito Uber e Lyft pra ir nos lugares mais distantes, mas depois fazia tudo de transporte público (trolley e ônibus), tudo é muito fácil de usar e o Google Maps te ajuda muito das primeiras vezes pois ele mostra exatamente o número do ônibus que você precisa pegar, a hora que ele vai passar no ponto mais perto de você e a parada que você tem descer (é incrível!), além disso tem o próprio aplicativo do transporte público de lá, é muito bom mesmo.
Além disso tem os patinetes elétricos (Lime, Bird, Razr, tem vários …) que você paga $1 + $0.15 por minuto que usar é muito útil (e legal), só precisa baixar o aplicativo e colocar algumas informações. Mas claro que pra usar tudo isso eu comprei um chip de celular com internet, achei que valeu muito a pena, o plano que usei era da AT&T, custava $40/mês e eram 10gb de internet, a minha nunca chegou a acabar e eu usava muito, depois até encontrei alguns que valiam mais a pena da T-mobile, mas como já tinha comprado fiquei com esse mesmo.
A ESCOLA DE INTERCÂMBIO EM SAN DIEGO
Recomendo demais tanto a escola quanto a acomodação que a Roda Mundo me indicou. A escola foi a CLA – California Language Academy, não é uma escola grande (e isso é o melhor dela!) e com isso cada aluno que está ali é tratado de forma única, além de as aulas serem bem dinâmicas e toda semana íamos pra algum ponto da cidade conhecer, lugares que talvez nem o Google sabe que existe.
Além de tudo isso, como não morei em casa de família, ali era o lugar onde eu mais tinha contato com a cultura americana e aprendi muito com eles #CLAFamily
A ACOMODAÇÃO NO INTERCÂMBIO EM SAN DIEGO
Já quanto à acomodação, fiquei no Vantaggio Suites do Gaslamp, ficava a dois quarteirões da minha escola bem no centro da cidade.
Perto de farmácias, supermercados, pontos de ônibus e de trolley, grocery stores e a um quarteirão da rua mais movimentada (Fifth Ave) onde estão inúmeros restaurantes pra todos os gostos, barzinhos, pubs (não deixe de ir no McFadden’s às quintas feiras!), sorveterias, lojas de souvenirs e tudo que você imaginar.
Eu dividi o quarto com mais uma pessoa, mas existem opções individuais ou quartos quádruplos. Aqui e na outra unidade do Vantaggio (State st) foi onde conheci a maior parte dos meus amigos de todos os lugares do mundo e onde a gente se reunia sempre.
MINHA VIAGEM PARA LOS ANGELES DURANTE O INTERCÂMBIO
Só pra falar um pouco de LA, eu fui para lá em uma sexta feira e voltei na segunda, lá tem muitos lugares pra conhecer então tive que dar uma filtrada nos lugares que mais queria ir.
Fui com mais uma amiga e logo que chegamos na cidade percebemos que iria ser uma loucura, pretendíamos andar la de metro e ônibus, como fazíamos em SD, mas logo de primeira já ficamos perdidas e resolvemos então alugar um carro (achamos que compensou muito, porque em LA tudo é muito longe e de Uber iriamos gastar bem mais).
Logo na sexta a noite fomos no píer de Santa Monica (infelizmente estava chovendo e o parque estava fechado), no sábado passamos o dia no parque da Universal Studios (incrível!!!) e a noite fomos passear em Beverly Hills. no domingo fomos em um dos parques da Disney, o California Adventure (também maravilhoso) e como ele funciona até as 22hs ficamos lá o dia todo.
Na segunda feira antes de ir embora fomos visitar a placa de Hollywood e fomos na calçada da fama. Gostaria de ter voltado um outro final de semana pra lá pra aproveitar um pouco mais, mas acabou ficando pra próxima viagem, rs.
AS DICAS DA CAROL SOBRE SAN DIEGO
Eu recomendaria San Diego pra qualquer pessoa, se você está em dúvida, vá!
Vá e não deixe de conhecer todas as praias (Ocean Beach, Mission Beach, Pacific Beach, La Jolla, Coronado ..) e ver o máximo de pores do sol possível. Ir no Balboa Park, no Zoo, Cabrillo National Park, Sunset Cliffs, no SeaWorld, USS Midway. Passear no Seaport Village, North Park, Little Italy, Fashion Valley, Mission Valley, SDCCU Stadium, Old Town, Outlet Las Americas, PetCo Park, visitar Tijuana, ir na Omnia.
Fazer uma viagem com a EA Tour (eu fui pra Las Vegas com eles), ir pra Los Angeles (me programei sozinha, aluguei quarto e comprei passagem de ônibus e fui), e diversos outros lugares que você precisa descobrir estando lá e aí você vai se sentir parte daquele lugar, como se fosse realmente a sua casa, se envolva com tudo, aproveite, seja e faça o que você quiser, seja sozinho ou acompanhado.
Por fim, com certeza uma parte minha ficou la em San Diego e quero muito voltar. O intercâmbio mudou o meu modo de enxergar o mundo e mudou minha vida, sou muito grata por essa experiência! Se for, me chama, vou adorar conversar e compartilhar tudo que sei sobre la!“
Esse depoimento de intercâmbio em San Diego da Carol deixou a nossa equipe tão feliz!!! A gente trabalha para ver nossos intercambistas realizados e atingindo seus objetivos.
Se você ficou com vontade de ter essa super experiência de vida que é fazer um intercâmbio cultural, fale com a nossa equipe agora mesmo.
Teremos o prazer de te ajudar e escolher seu destino, seu curso e sua acomodação!
Fale com a Roda Mundo no WhatsApp 11 98225-3300
Ou mande um e-mail para contato@rodamundo.tur.br