Escolher o destino do intercâmbio, sem dúvidas, não é uma tarefa fácil. Há muitas coisas que influenciam nessa decisão, como o idioma que você quer desenvolver, se gosta de frio ou calor, o visto… Mas o que realmente preocupa os intercambistas na hora de escolher é se dá para estudar em um destino com muitos brasileiros.
A gente responde: sim, é possível! Hoje em dia, o intercâmbio está ficando cada vez mais popular entre os brasileiros, seja para desenvolver um novo idioma, seja para se especializar na área de atuação, ou para fazer um trabalho voluntário. A questão é que muitos brasileiros estão embarcando para o exterior, por isso é muito difícil ir para um destino em que não haja nenhum compatriota.
Mas calma, isso não é, de forma nenhuma, um empecilho para sua viagem. Neste post a gente te conta algumas formas de contornar essa situação, para que, independente do destino que você escolha, você aproveite ao máximo a experiência.
ESCOLHA UMA ESCOLA COM MENOS BRASILEIROS
Normalmente, escolas mais baratas costumam ter um número maior de estudantes brasileiros, por isso, uma das opções para evitar isso é analisar seu orçamento e, eventualmente, investir em uma escola com uma qualidade de ensino mais elevada e com menos estudantes brasileiros.
Na Irlanda, por exemplo, um dos destinos com maior número de brasileiros, a Roda Mundo oferece escolas em que há menos de 8% de intercambistas do Brasil. Essa escolha vai depender dos seus objetivos e do quanto pretende investir em sua viagem.
QUANTO MAIOR SEU NÍVEL DE INGLÊS, MENOS CHANCES DE ESTUDAR COM BRASILEIROS
Esse é um conselho que nós, da Roda Mundo, sempre damos aos nossos intercambistas: Estude bastante o idioma antes de embarcar.
Normalmente, os brasileiros que viajam para fazer intercâmbio têm mais ou menos o mesmo nível no idioma e, nesse caso, a chance de cair mais de um na mesma sala é maior.
Estudando antes de viajar, você aumenta sua chance de ser colocado em uma turma de nível mais avançado e diminui as chances de estudar com conterrâneos.
TUDO DEPENDE DA SUA ATITUDE
Há países com mais brasileiros e outros com menos. A Irlanda, por exemplo, é um dos destinos preferidos, mas isso não faz dela um local menos atraente.
Ao chegar lá, o importante é que você se relacione com o máximo de estrangeiros possíveis, quanto mais nacionalidades melhor. Isso porque em situações do dia a dia você será forçado a colocar suas habilidades na nova língua em prática.
É claro que você não vai se recusar a conversar caso conheça um brasileiro, mas imponha a si mesmo a regra de só se comunicar com ele no idioma que estiverem aprendendo.
No fim das contas, seu intercâmbio será aquilo que você fizer dele. Vá com a cabeça aberta a novas experiências e focado nos seus objetivos. Conhecer brasileiros na gringa pode até acabar sendo algo bom, tudo vai depender da forma como você levar a situação.
Curtiu as dicas? Preparado para embarcar? Dá uma olhada em todos os destinos que a Roda Mundo oferece para o seu intercâmbio.
Veja também: