É muito comum recebermos aqui na Roda Mundo dúvidas sobre a comprovação financeira para o visto do Canadá.
Isso quer dizer quanto de dinheiro é preciso ter disponível e mostrar na aplicação do visto canadense.
Este post explica com mais detalhes qual a comprovação financeira necessária para a permissão de estudos para o Canadá.
Permissão de Estudos X Visto Canadense
Antes de qualquer coisa, é importante entender o que é visto e o que é permissão de estudos.
A gente costuma chamar o visto para cursos mais longos no Canadá, de visto de estudante canadense. Mas o correto é chamar de permissão de estudos, ou Study Permit em inglês.
Permissão de estudos é o que permite você estudar no Canadá. Já o visto é o selo emitido no passaporte que permite entrar no Canadá.
Se você quer fazer um curso no Canadá com duração superior a 6 meses, você vai precisar do Study Permit. Isso para cursos de inglês, programas de high school ou ainda cursos de ensino superior, como Colleges.
A comprovação financeira é um dos itens necessários para aplicar para esse visto e o que se trata esse post.
Como é muito importante saber todos os detalhes desta permissão de estudos, recomendo que leia a nossa matéria Permissão de Estudos para o Canadá. Esta vai te dar todos as regras e detalhes sobre essa permissão e complementar este post que está lendo.
Leia Mais: Como estudar e trabalhar no Canadá
Como é feita a análise do pedido do Visto para o Canadá
Quando pedimos a permissão de estudos para o Canadá é preciso realizar um processo de aplicação e juntar documentos como passaporte, foto, formulários, comprovantes do curso que pretende fazer, entre outros.
A análise deste pedido de visto é feita por um oficial da imigração canadense.
A imigração quando analisa um pedido de visto, quer entender porque esta pessoa está deixando a vida no Brasil para estudar no Canadá, por um tempo.
A imigração quer saber qual é o beneficio do programa de estudos no Canadá para a vida acadêmica e/ou carreira profissional do solicitante no Brasil.
Além disso, é analisado se há motivos claros e vínculos para retornar ao país de origem, além de condição financeira para se manter durante a viagem.
Veja também: Cursos Co-op em Colleges Privados no Canadá
Por isso é preciso demostrar no pedido do visto, através de documentos, que a intenção de estudar no Canadá é genuína, ou seja, o curso a ser realizado no Canadá tem ligação com a vida acadêmica e/ou profissional no Brasil.
E é fundamental demonstrar uma situação financeira estável, ou seja, que há disponibilidade financeira para realizar o intercâmbio e se manter financeiramente durante o período do curso no Canadá.
Veja Também: MBA no Canadá
Quanto é preciso comprovar para tirar o visto de estudante canadense
Afinal, quanto de dinheiro é preciso apresentar na aplicação da permissão de estudos para o Canadá?
O mínimo de fundos, ou seja, de dinheiro disponível que é indicado pela imigração para se manter no Canadá, como estudante (e também para os familiares que acompanham o estudante na viagem, se for o caso) é:
Comprovação financeira para o visto de estudante canadense por ano
(em dólar canadense – CAD$)
Número de pessoas da família (incluindo o estudante principal) | Dinheiro que precisa ser comprovado por ano (sem incluir o valor do curso e exceto Quebec ) |
1 | CAN$20,635 |
2 | CAN$25,690 |
3 | CAN$31,583 |
4 | CAN$38,346 |
5 | CAN$43,492 |
6 | CAN$49,051 |
7 | CAN$54,611 |
Se houver mais de 7 pessoas, cada membro adicional da família | CAN$5,559 |
Exemplos de comprovação de renda para o visto canadense (além de Quebec)
Para entender melhor esta comprovação financeira para o visto do Canadá, se baseando na tabela do tópico anterior, veja alguns exemplos a seguir
Exemplo 1:
Um estudante solteiro pretende fazer um College em Vancouver com duração de 1 ano.
Este estudante precisa comprovar na aplicação do Study Permit que tem disponível a soma do valor do curso que vai fazer + CAD$20,635.00.
Exemplo 2:
Um estudante solteiro pretende fazer um curso de inglês em Toronto com duração de 7 meses.
Este estudante precisa comprovar na aplicação do Study Permit que tem disponível a soma do valor do curso que vai fazer + CAD$12,037.00.
Exemplo 3:
Um estudante casado pretende fazer um College Público em Toronto com duração de 2 anos. Ele quer levar sua esposa como depende de seu visto.
Este estudante precisa comprovar na aplicação do Study Permit que tem disponível a soma do valor do curso que vai fazer + CAN$25,690.00.
Exemplo 4:
Um estudante casado pretende fazer um College Público em Toronto com duração de 2 anos. Ele quer levar sua esposa e mais um filho como dependes de seu visto.
Este estudante precisa comprovar na aplicação do Study Permit que tem disponível a soma do valor do curso que vai fazer + CAN$31,583.00.
Vale ressaltar que esse cálculo é determinado pela imigração canadense e pode sofrer alterações.
É preciso também adicionar os valores das passagens aéreas nesta comprovação financeira.
Leia Mais: Tudo sobre Universidade e College no Canadá
Custo de vida real no Canadá
Esses valores de comprovação financeira estão mais dentro da atual realidade do país.
Essas políticas visam proteger os estudantes internacionais contra o aumento do custo de vida e os recentes desafios habitacionais no Canadá.
Leia Mais: Imigração para a Província de Quebec
Comprovação financeira recomendada para o visto canadense
Como já citado neste post, quando se aplica para um visto é analisado muitos itens do pedido principalmente o perfil do candidato.
Para a parte financeira, quanto mais dinheiro mostrar no pedido do visto melhor, pois demonstra que o candidato está com uma situação financeira tranquila e com folga.
Considerando o custo de vida mais real no Canadá e para ter a aplicação do visto com mais chances de ser aprovada, recomenda-se comprovar no pedido do study permit um valor superior ao indicado pela imigração.
Leia Mais: Como funciona o Co-op no Canadá
Como comprovar esse dinheiro na aplicação do Study Permit
Os recursos disponíveis devem ser apresentados no pedido do visto através de extratos bancários. Os valores podem ser apresentados em Reais de acordo com a cotação do dólar canadense para o Real.
É preciso demonstrar extratos bancários dos últimos 120 dias (4 meses) e estes podem estar em conta corrente, conta poupança ou investimentos de renda fixa.
É levado em consideração o saldo disponível e de fácil resgate e não somente a movimentação bancária.
Comprovação de recursos atrelados a investimentos de risco como ações de empresas, previdência privada, limites de cartão de crédito ou cheque especial não são geralmente considerados pela imigração.
Leia Também: NBCC College em New Brunswick
A documentação financeira deve ser do requerente ao visto e/ou de um suporte financeiro (patrocinador da viagem) de preferência pai ou mãe.
É indicado utilizar um patrocinador quando o requerente for menor de idade ou um estudante jovem que não apresenta condições financeiras suficientes.
Para que a documentação financeira fique ainda mais forte, é importante incluir também a declaração do imposto de renda e a renda mensal do aplicante e/ou patrocinador.
Leia Também: Fazer College em Montreal
Como fazer a aplicação do visto canadense
Recomenda-se que o pedido da permissão de estudos seja feita por um profissional especializado.
Isso para obter a orientação correta sobre o processo, parte financeira, documentos que devem ser apresentados e traduzidos.
A Roda Mundo é especialista na aplicação do visto canadense, aqui no Brasil. Não mandamos o pedido para despachantes e fazemos o processo na própria agência.
Vale ressaltar que a Roda Mundo oferece o serviço de aplicação de visto para o Canadá, somente para estudantes que adquirem o programa de estudos através da agência.
Leia Mais: Tudo sobre College no Canadá
Leia Também: Pathway online para ingressar em College no Canadá
Comece agora mesmo seu planejamento para fazer seu intercâmbio no Canadá.
A Roda Mundo Intercâmbio, agência selo Belta, desde 2007 auxilia estudantes para estudar no Canadá.
A Roda Mundo está fisicamente na cidade de São Paulo, mas estamos acostumados a atender estudantes de todo o Brasil, a distância, com a mesma qualidade.
Clique AQUI e fale agora mesmo com um consultor especializado
[…] Comprovação financeira para o visto do Canadá […]
[…] → Comprovação Financeira visto Canadá […]
[…] Leia Mais: Comprovação financeira para o visto para o Canadá […]
[…] Leia Mais: Comprovação financeira para visto canadense […]
[…] Leia Mais: Quanto dinheiro preciso comprovar para tirar visto canadense? […]
[…] Leia Mais: Quanto dinheiro preciso comprovar para tirar visto canadense? […]
[…] → Comprovação financeira para pedir o Study Permit […]