Você já deve ter visto em vários filmes norte-americanos as pessoas comemorando o 4th of July. Como ele não existe no Brasil, muita gente não faz ideia do que esse feriado significa, mas para quem vai viajar para os Estados Unidos é bacana conhecer. Afinal, qual a importância do 4 de Julho nos EUA?
Esse feriado é uma das datas mais importantes na América do Norte, pois marca a Independência Americana, que foi conquistada com muito esforço pelas treze colônias.
Para entender melhor a importância desse dia temos que ir para o passado e saber um pouco do contexto.
As 13 colônias
As colônias americanas começaram a ser fundadas em 1607, se espalhando rapidamente e tomando todo o continente. Os EUA foram constituídos pelas 13 colônias, eram elas: Pensilvânia, New York, New Jersey e Delaware, Massachussetts, New Hampshire, Rhode Island e Connecticut, Virginia, Maryland, Carolina do Norte, Carolina do Sul e Georgia.
Diferentemente do Brasil, os Estados Unidos cresceram em um regime de negligência salutar, uma política de abandono adotada pela Inglaterra nas Treze Colônias, permitindo que o país crescesse com mais independência. Apesar de isso ter sido bom pra os EUA, foi muito ruim para a Inglaterra quando ela decidiu interferir mais na economia do país.
Durante o século XVII a Inglaterra se envolveu em várias guerras e adquiriu muitas dívidas, e para reestabelecer as finanças ela começou a impor uma série de tributos às 13 colônias, entretanto muitos colonos se recusaram a pagar e isso acabou se tornando uma grande revolta contra os ingleses.
Provavelmente, você já ouviu falar da Festa do Chá de Boston, ela foi um grande ato contra a cobrança de impostos. Nela, os colonos disfarçados de índios destruíram todo o carregamento de chá dos navios ingleses, lançando-o ao mar.
Também foi nessa época que surgiram as leis intoleráveis impostas pela Coroa Inglesa. Tudo isso acabou culminando na convocação do primeiro Congresso e três anos depois, em 4 de Julho de 1776 foi assinada a Declaração da Independência dos Estados Unidos da América.
A Independência Americana
Mesmo depois da Declaração da Independência Americana, a guerra com a Inglaterra continuou por sete anos e os EUA só conseguiram a vitória em 1781. Dois anos depois, o fim da Guerra foi reconhecido e o país finalmente se tornou independente.
Depois de toda essa luta dá para entender porque o 4 de julho é tão comemorado pelos norte-americanos, com direito a festas na rua, paradas e shows de fogos de artifício por todo o país. E aí, que tal acompanhar essa comemoração de perto?
Gostou do post? Então dá uma olhadinha nos destinos disponíveis para o seu intercâmbio nos Estados Unidos!
Veja também:
-
3 dicas para comer bem e barato em Nova York
-
Intercâmbio no Vale do Silício
-
Intercâmbio para quem tem mais de 30 anos