Fazer intercâmbio não gira em torno apenas de aprender uma nova língua, mas também sobre conhecer uma nova cultura, vivenciar o estilo de vida e os costumes de outro país. É importante conhecer um pouco mais sobre a história do país. Diante disso, se o seu próximo destino de intercâmbio for a jóia esmeralda, é importante saber o que foi a Grande Fome na Irlanda, uma tragédia da história irlandesa.
A Grande Fome na Irlanda
Assim como aqui no Brasil nós temos o Carnaval, o feriado de Tiradentes e o 7 de Setembro, os outros países também têm datas marcantes. Participar de algumas delas pode fazer você se sentir ainda mais próximo do lugar que está visitando.
Quando se fala em Irlanda, muitas coisas vêm à cabeça, grandes canecos de cerveja, um povo alegre e os tradicionais Leprechauns. Porém, a história do país é muito mais fascinante, com eventos que marcaram profundamente sua população, como é o caso da a Grande Fome ou Great Famine (em inglês).
A Grande Fome na Irlanda é uma tragédia da história do país que deixou fortes marcas no povo irlandes. Ela ocorreu entre 1845 e 1849 e matou cerca de 25% da população do país. O evento deixou fortes marcas na população e ganhou um memorial em Docklands: o Famine Memorial.
Se você for à Irlanda essa é uma das coisas que você não pode deixar de ver. Não tem como não se emocionar olhando o conjunto de estátuas criado por Rowan Gillespie. Gillespie é um escultor irlandês que usa a técnica da cera perdida para retratar as emoções humanas
As esculturas passam a impressão de estar caminhando em direção ao porto de Dublin. Assim como um milhão e meio milhão de pessoas que, anos atrás, tentaram fugir da Grande Fome. A obra de arte cumpre bem o seu papel de passar a emoção que sobrou de um dos eventos mais devastadores da história irlandesa.
Tudo aconteceu, por causa de uma praga que atacou as plantações de batata, que eram a principal fonte de sustento das famílias irlandesas. A fome destruiu tudo, o povo sofria e uma onda de crimes acabou enchendo a cadeia de Kilmainham Gaol. Atualmente ela pode ser visitada.
Leia Mais: Como estudar e trabalhar na Irlanda
National Famine Commemoration
Para refletir e manter vivas na lembrança as marcas dessa catástrofe a Irlanda promove uma celebração anual chamada National Famine Commemoration. O evento honra todos os que faleceram e os que perderam entes queridos durante esse período devastador. Ele também relembra a força e coragem de todos aqueles que conseguiram resgatar a Irlanda da fome.
A National Famine Commemoration acontece todo ano em uma parte diferente do país. A sua programação é muito rica, cheia de exposições, musicais, performances artísticas, palestras e caminhadas pela cidade com guias. Uma das partes mais importantes do evento é o “minuto de silêncio”, que acontece em todo país em honra a todos os que morreram.
Quem sai do Brasil para fazer um intercâmbio em território irlandês consegue observar bem os traços que ficaram. Basta reparar em como eles costumam ser econômicos e solidários.
É muito importante conhecer esses aspectos da história do país para onde você pretende viajar. Você pode compreender melhor os costumes, as tradições e aprende a respeitar locais como o Famine Memorial e o Kilmainham Gaol. São locais que tem grande importância para os irlandeses.
A Grande Fome na Irlanda foi um momento muito difícil na história do país. É importante conhecer um pouco sobre esse momento histórico.
Comece agora mesmo seu planejamento para fazer seu intercâmbio na Irlanda.
A Roda Mundo Intercâmbio, agência selo Belta, desde 2007 auxilia estudantes para estudar na Irlanda.
Vale ressaltar que a Roda Mundo oferece assistência neste pedido de visto para estudantes que adquirem o programa de estudos na Irlanda através da agência.
Clique AQUI e fale agora mesmo com um consultor especializado em Irlanda