Hoje é o Dia Mundial do Rock. A Roda Mundo vai te mostrar algumas curiosidades sobre as principais cidades do mundo onde o rock and roll é eternizado dia após dia!
HISTÓRIA DO DIA MUNDIAL DO ROCK
Mesmo sendo conhecida como o Dia Mundial do Rock, essa data só é reconhecida no Brasil.. Para ser mais exata, no dia 13 de julho. O Dia Mundial do Rock começou a ser celebrado em meados dos anos 90.
A data celebra o Live Aid, um megaevento de rock que aconteceu em no dia 13 de julho 1985. O Live Aid foi um show simultâneo em Londres, Inglaterra, Filadélfia e EUA. O objetivo principal do evento era o fim da fome na Etiópia. Grandes artistas do rock and roll fizera parte do evento, como Queen, Mick Jagger, David Bowie, Madonna, U2, Paul McCartney e tantos outros. O Live 8 é uma versão do Live Aid. Com show nos países integrantes do G8 e da África do Sul. Por acaso, ele coincidiu com o 20° aniversário do Live Aid.
A celebração e implementação do Dia Mundial do Rock no Brasil contou com duas rádios paulistanas que dedicavam parte de sua programação ao estilo de música. Os ouvintes gostaram da ideia e após alguns anos, essa data passou a ser popular em todo o país.
Em outros lugares do mundo, essa comemoração não tem uma data específica ou alguma homenagem.
DIA MUNDIAL DO ROCK – CIDADES ROCK AND ROLL
LONDRES – O PALCO DO ROCK
Londres é uma das cidades mais importantes para a história do rock mundial. O Wembley Stadium reuniu no Live Aid em um só palco U2, Bowie, Queen, The Who, Paul McCartney e os sobreviventes do Led Zeppelin.
Em Londres você encontra o Hard Rock Café. O primeiro restaurante temático dedicado ao rock ‘n roll. Ele foi fundado em 14 de junho de 1971 por dois jovens americanos e tem mais de 191 unidades espalhadas pelo mundo.
A capital britânica foi à raiz de nomes como Rolling Stones, David Bowie, Queen, The Who, Sex Pistols e The Police. Em Londres, você encontra monumentos históricos do rock como a casa de Freddie Mercury e a famosa Abbey Road Studios. A Abbey Road é a rua pelo qual os Beatles atravessaram em uma sessão de fotografia. A cena (ou fotografia) estampou um dos mais famosos álbuns do grupo.
O ritmo de Londres também serviu de inspiração para diversas músicas. Músicos e grupos como The Kinks, Elton John, David Bowie, Electric Light Orchestra, Madness, The Jam, The Small Faces, Led Zeppelin, Iron Maiden e entre outros se inspiraram no estilo britânico.
SEATTLE – ROCK ALTERNATIVO
Seattle, no estado de Washington, é a terra natal do guitarrista Jimi Hendrix e do movimento grunge. O grunge é um sub gênero do rock alternativo. Bandas como Alice in Chains e Pearl Jam fizeram parte desse movimento.
Em Seattle fica o famoso bar e café The Crocodile, que já recebe grupos locais de rock. Bandas como R.E.M e Mudhoney também já tocaram lá.
O Museum of Pop Culture abriga o Experience Music Project. Um anfiteatro criado para homenagear Jimi Hendrix em forma de guitarra quebrada que acomoda exposições itinerantes. Incluindo uma dedicada ao ícone do rock Kurt Cobain.
Um dos lugares mais importantes de Seattle é o Seattle Center International Fountain. Em 10 de abril de 1994, Courtney Love fez a leitura da carta de suicídio de Kurt Cobain para milhares de fãs do Nirvana. No mesmo lugar também ocorreu à vigília pela morte de Layne Staley do Alice in Chains.
Seattle também foi casa de exposições marcantes como a exposição Nirvana: Taking Punk to the Masses e Jimi Hendrix: An Evolution of Soun. No Greenwood Memorial Park, em Renton, você pode visitar o túmulo de Hendrix.
MEMPHIS – TERRA NATAL DO REI DO ROCK
Memphis, a cidade mais populosa do estado do Tennessee, é a terra natal do Rei do Rock: Elvis Presley. Mesmo sendo nascido em Tupelo, foi em Memphis que Elvis deu início a sua carreira.
A mansão onde Elvis Presley viveu e está enterrado, Graceland, é a segunda residência mais visitada dos EUA depois da Casa Branca. O lugar foi transformado em um museu para homenagear o ídolo e também é considerado Patrimônio Histórico dos EUA.
Em Memphis você vai encontrar diversas referências ao rock e principalmente a Elvis. São imagens estampando máquinas de jukebox, balcões de bares e restaurantes.
Quando estiver em Memphis, não deixe de visitar o RocknSoul Museum e o Sun Studio. Muitos dizem que foram nesses lugares que aconteceu o nascimento do rock para o mundo.
Em Memphis você também encontra a famosa fábrica de guitarras Gibson e o Retail Center.
LIVERPOOL – O LAR DOS BEATLES
No início dos anos 60, a cidade inglesa de Liverpool ficou mundialmente conhecida por causa de quatro jovens: John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr. A cidade apresentou para o mundo uma das mais famosas bandas de rock que já existiram: os The Beatles.
Por toda Liverpool você encontra lugares marcantes sobre as histórias dos Beatles. Um dos lugares mais famosos é a Cavern Club. O Cavern Club foi o lugar onde os Beatles tocaram pela primeira vez. E após a fama tocaram mais de 250 vezes. Em 1973, o Cavern Club original foi demolido, mas do outro lado da rua, ele foi recriado com os mesmos tijolos. A rua Penny Lane e o jardim Strawberry Field deram o nome a canções do grupo.
Em Liverpool também fica o The Beatles Story Museum, que homenageia a banda.
HANNOVER – ROCK’N’ROLL ALEMÃO
A cidade alemã Hannover é mundialmente conhecida por ser um lugar com diversas feiras e exposições internacionais e principalmente por ser o lar da banda Scorpions. A banda Scorpions é considerada a maior banda de rock’n’roll da Alemanha.
A banda surgiu em Hannover na década de 60. Sua influência na cidade é tão grande que o time de hóquei de gelo foi rebatizado de Hannover Scorpions.
Quando você estiver em Hannover um lugar obrigatório é o Helmkehof. Uma arena de eventos que abrigou muitos ensaios da banda.
NOVA YORK – FESTIVAL WOODSTOCK
A cidade de Nova York se orgulha de ser o local de nascimento de bandas de rock mundialmente conhecidas como Ramones, Kiss e Velvet Underground, New York Dolls, Blondie e Sonic Youth.
Nova York abriga alguns marcos da história do rock. Como os antigos apartamentos de Joey Ramone e Iggy Pop e o mural em homenagem póstuma a Joe Stummer.
O Central Park, um dos parques mais famosos do mundo, te um setor chamado Stawberry Fields. O centro do setor abriga um mosaico formando à palavra Imagine. O lugar é tributo à memória de John Lennon, que viveu e morreu próximo ao parque.
Nova York tem a famosa vila Bethel. Uma vila no Condado de Sullivan que ganhou fama no mundo todo após ser o local onde aconteceu o Festival de Woodstock. A fazenda de Max Yasgur recebeu cerca de 400.00 mil pessoas para celebrar três dias de música e paz.
A trilha sonora do Festival de Woodstock foram Joe Cocker, Janis Joplin, Creedence Clearwater Revival, The Who e Jimi Hendrix. Quem tiver mais curiosidade sobre o festival pode visitar o Museum de Bethel Woolds.
O rock é um estilo musical que une diversos locais e pessoas do mundo todo! Para comemorar ainda mais essa data, a Roda Mundo criou uma playlist especial com as melhores músicas internacionais e brasileiras para o Dia Mundial do Rock. Acesse nossa playlist no Spotify. É dia de rock bebê!!
[…] Fonte: Roda Mundo […]