Um dos principais destinos turísticos da Europa, fazer intercâmbio na Alemanha é uma experiência única. A Roda Mundo vai te mostrar como a Alemanha pode ser o seu próximo destino de intercâmbio!
INTERCÂMBIO NA ALEMANHA: CONHEÇA O PAÍS
A Alemanha está localizada no centro do continente europeu, tem cerca de 80 milhões de habitantes e faz parte da União Europeia, sendo um dos principais motores econômicos da Europa. Com um passado um tanto assombroso, a Alemanha é uma grande potência mundial e com grande participação nas políticas mundiais.
Superando os recém-acontecimentos do Terceiro Reich, Holocausto e Muro de Berlim, a Alemanha se reergueu como um país muito rico e humanitário. Fazer intercâmbio na Alemanha é descobrir um riquíssimo polo cultural, científico e teológico.
Como faz parte da União Europeia, a moeda na Alemanha é o euro. Com paisagens fascinantes e uma atmosfera jovem e moderna, a Alemanha tem uma população que preza pela simpatia e respeito à diversidade. Quem escolher fazer intercâmbio na Alemanha vai poder conhecer e ter contato com toda essa cultura bem de pertinho.
Composta por metrópoles agitadas e pequenas e tradicionais cidadezinhas, a Alemanha faz fronteira com a Dinamarca, Polônia, República Techa, Áustria, Suíça, Luxemburgo, France, Bélgica e Países Baixos.
O estudante que opta por escolher a Alemanha como destino de intercâmbio pode visitar esses países que fazem fronteira com a Alemanha. Na Alemanha também fica um dos mais importantes aeroportos do mundo, o de Frankfurt.
INTERCÂMBIO NA ALEMANHA – CONHEÇA AS PAISAGENS
A Alemanha tem cerca de quatorze Parques Nacional que ajudam a compor um cenário verde rico em biodiversidade. O Parque Nacional Jasmund, no nordeste da Alemanha, é um dos mais famosos. Composto por falésias de giz em torno da formação Königsstuhl, a paisagem foi eternizada pelo famoso pintor Caspar David Friedrich na obra Os Penhascos de Rügen.
Há também o Parque Nacional Müritz, rico em paisagens aquáticas e florestas pantanosas. A região pode ser explorada em canoas ou barco. Durante o Intercâmbio na Alemanha você vai encontrar paisagens para todos os gostos.
A Alemanha está na lista dos países estão comprometidos com o Protocolo de Quioto e promovem ações de reciclagem, consciência ambiental e desenvolvimento sustentável.
Ao norte da Alemanha fica a praia do Mar do Norte e do Mar Báltico, ambos de água fria, mas muito bem-vinda nos dias mais quentes do verão. Ao sul, as altas montanhas dos Alpes com e sem neve. O centro é tomado por florestas e lagos. É cortado por alguns dos maiores rios da Europa, como o Reno, o Danúbio e o Elba.
É muito fácil se descolar pela Alemanha por isso durante o intercâmbio você vai conseguir conhecer diversas paisagens.
TEMPERATURA NA ALEMANHA – ESCOLHA SEU CLIMA PARA FAZER INTERCÂMBIO
Se você quer fazer intercâmbio na Alemanha é melhor gostar do clima mais friozinho.
Grande parte do território alemão apresenta clima temperado e úmido. Quem for para a região centro e sul, no verão, vai encontrar temperaturas amenas que ficam na média de 20°C. Já no inverno, as temperaturas ficam em média dos 5°C. Quem tem vontade de conhecer a neve, essa região da Alemanha é o lugar certo!
Prepare a capa de chuva, mas não deixe de aproveitar o bom clima da região norte e noroeste. O clima é mais oceânico, chuvoso e úmido, em função da influência da Corrente Marítima do Atlântico Norte. No verão, a temperatura fica na casa dos 24°C e no inverno com media de 12°C.
Não se esqueça de levar aquele caso bem quente e de se aquecer com um bom chá. Invernos rigorosos e pouca chuva, o leste é composto por um clima continental devido à baixa influencia da Corrente do Atlântico Norte. Durante o verão, são muito comuns períodos prolongados de estiagem. No inverno a temperatura costuma ficar abaixo de 0°C.
A CULTURA ALEMÃ – AGENDA CHEIA DURANTE O INTERCÂMBIO NA ALEMANHA
Composta por diversas riquezas culturais que vão desde atrações e apresentações artísticas a castelos e monumentos históricos, a Alemanha é um dos poucos lugares do mundo que se respira uma atmosfera cultural muito forte.
As agendas culturais são compostas por espetáculos, e repletas de atrações, incluindo shows de jazz, baladas, festas Techno (músicas eletrônicas), festivais folclóricos e artísticos.
A Alemanha também é conhecida por ser a terra de muitos poetas e pensadores, denominada assim como Das Land der Dichter und Denker (A terra dos poetas e pensadores). São diversas contribuições para enriquecer a cultura mundial, com museus, pintores e cantores eruditos.
A gastronomia alemã também é um ponto cultural muito forte, sendo composta por receitas sofisticadas e receitas tradicionais que passam de geração a geração. Os alemães carregam no DNA a obsessão por eficiência e perfeição.
O Festival de Berlim ou Berlinale é um dos mais importantes e principais festivais de cinema da Europa e do mundo.
Ele foi inaugurado em 1951, acontece anualmente em fevereiro em Berlim. Os prêmios são chamados de Urso de Ouro e Urso de Prata, sendo entregue a filmes de todos os lugares do mundo.
CIDADES PARA FAZER INTERCÂMBIO NA ALEMANHA
Conheça as principais cidades alemãs para você fazer seu intercâmbio na Alemanha.
Intercâmbio em Hamburgo – A cidade dos rios
Hamburgo é a segunda maior cidade da Alemanha e o terceiro maior porto da Europa.
Hamburgo é conhecida como a Veneza alemã, pois fica situada ao longo do rio Elba. Além dos dois grandes lagos artificiais do centro, o “Inner Alster” e o “Outer Alster”. Os canais de Hamburgo são cruzados por mais 2000 pontes, ultrapassando juntas Amsterdã e Veneza. As mais importantes pontes são Köhlbrandbrücke, Freihafen Elbbrücken e Lombardsbrücke.
Em Hamburgo fica o famoso porto Portão da Alemanha, atraindo turistas para visitar os famosos navios de luxos e barcos de pesca. Os moradores costumam aproveitar a cidade sempre perto da água. Seja no tradicional mercado de peixes ou nos bares às margens do rio Elba.
Durante todo o intercâmbio em Hamburgo o estudante aproveita muito a vida próximo da água – no mercado tradicional de peixe, onde os madrugadores e turistas saboreiam as delícias do mar do Norte, bem como nos bares as margens do rio Elba, onde à noite as pessoas se sentam em cadeiras de praia para curtir com os amigos churrascos e piqueniques.
A arquitetura da cidade também chama atenção, com prédios modernos e igrejas marcantes como a de São Nicolau. No horizonte de Hamburgo você consegue contemplar as cúpulas de cobre das principais igrejas alemãs: São Miguel, São Pedro, São Tiago e Santa Catarina.
Intercâmbio em Berlim – O polo cultural alemão
Berlim é a capital da Alemanha. Está localizada no nordeste do país, é a maior cidade da Alemanha e a segunda mais populosa. Cerca de um terço da área de Berlim é composto por florestas, parques, jardins, rios e lagos. Após a Segunda Guerra Mundial, a cidade foi dividida em duas pelo Muro de Berlim: Berlim Oriental e Berlim Ocidental. A queda do muro de Berlim tem uma grande representatividade na história da Alemanha e do mundo.
Mesmo depois de passar por momentos muito difíceis, Berlim se reergueu como um dos mais populares pontos turísticos do mundo, mais influentes centros de cultura, política e ciência da Europa. O intercâmbio em Berlim é um dos mais procurados na Alemanha.
Berlim é o lar dos artistas, museus e galerias de artes. Para quem gosta de balada Berlim é o destino Também é referência quando o assunto é vida noturna, pelos agitados bares de música eletrônica.
O Museu Judaico é um dos mais importantes apresentando a história dos judeus e alemães. A Ilha dos Museus, situada na parte norte da Ilha Spree entre o Spree e o Kupfergraben é Patrimônio Mundial da UNESCO. Lá ficam os museus: Museu Pergamon, Altes Museum, Neues Museum, Alte Nationalgalerie e Museu Bode.
Em Berlim você também vai encontrar o maior museu erótico do mundo, o Beate Uhse Erotic Museum. Há museus para todos os gostos!
Outra característica cultural de Berlim é a arte de rua e os grafites, que tornam a cidade mais colorida e jovem. O Muro de Berlim se tornou uma das maiores telas ao livre do mundo.
Por todas estas características Berlim é ótima escolha de destino para fazer um curso de Alemão. Veja AQUI o curso de alemão em Berlim na Alemanha.
Intercâmbio em Frankfurt – O coração financeiro da Alemanha
Frankfurt é o coração financeiro da Alemanha, sendo uma cidade rica, elegante e movimentada. É a quinta maior cidade da Alemanha e a cidade mais cosmopolita. É a sede da bolsa de valores, do Banco Central Europeu e do Banco Federal Alemão.
Todos os anos, mais de 58 milhões de passageiros frequentam o Aeroporto de Frankfurt para visitar a cidade, participar de eventos e feiras internacionais. Há também um dos maiores terminais de trens da Europa, a Estação Central de Frankfurt.
Durante o seu intercâmbio em Frankfurt você pode contemplar modernos e brilhantes arranha-céus, que lembram a América com um perfil bem urbano.
Frankfurt também é a cidade natal de Anne Frank, uma personagem principal na história alemã, de Goethe e da Escola de Frankfurt. A Escola é um dos mais famosos centros culturais do mundo. A cidade também é sede da Biblioteca Nacional da Alemanha e de mais de 50 museus e galerias de exposições.
O intercâmbio em Frankfurt é uma experiência enriquecedora!
Intercâmbio em Munique – Tradições na capital Bavária
Munique é a terceira cidade mais populosa da Alemanha depois de Berlim e Hamburgo. Um importante centro financeiro, cultural e político, a cidade é sede de diversas empresas com renome mundial. Localizada aos pés dos Alpes, Munique encanta os turistas pela beleza, tradição e eternas comemorações. O estilo de vida dos moradores também é uma característica única da cidade. Seus habitantes tem muito orgulho da cidade Bavária.
Tradições
Quem escolher fazer intercâmbio em Munique vai conhecer a balada Munique, que abriga o famoso festival de cerveja, a Oktoberfest. A Oktoberfest foi criada pelo rei bávaro Ludwig I em 1810 para celebrar o seu casamento.
Mas Munique também tem as cervejarias ao ar livre, conhecida como biergartens. Nenhuma outra cidade é um exemplo melhor para a tradição e cultura alemã do que Munique.
Fazer intercâmbio em Munique é ter o prazer de conhecer toda a tradição do povo alemão.
VISTO PARA A ALEMANHA
O visto de estudante para a Alemanha é obrigatório somente para cursos com período acima de 3 meses (90 dias).
O visto de turismo para a Alemanha é válido por até 90 dias e é solicitado na entrada do país. O estudante deve ter em mãos o passaporte válido, comprovante do curso, acomodação, seguro viagem e o dinheiro que vai usar para se manter no país durante sua estadia. Após a primeira entrada no país, deve haver um intervalo de 180 dias para uma nova entrada na Alemanha.
Informações sobre a Alemanha:
Capital: Berlim
Moeda: euro
População: 80 milhões
Clima: temperado e marítimo
Fuso Horário: + 4 horas
Fazer intercâmbio na Alemanha é uma experiência enriquecedora! Se você quer escolher a Alemanha como o seu próximo destino de intercâmbio, entre em contato com a Roda Mundo que nós vamos te ajudar!