É chamado mochilão uma forma alternativa de percorrer o mundo. Ao contrário do que muita gente pensa, não se trata de passar por vários lugares em um determinado período de tempo, mas de percorrer alguns lugares conhecendo a fundo cada um deles, de olhar para cada lugar novo sob uma perspectiva diferente das outras.
Um mochilão não é uma forma convencional de turismo. Um mochileiro não se limita aos pontos turísticos de um destino achando que aquilo é o que define o lugar, ele vai mais fundo, convive com o povo, tenta viver a cultura e busca conhecer lugares que outros turistas não costumam conhecer.
É claro que uma viagem assim não é para qualquer pessoa, é preciso muito planejamento e uma cabeça aberta para lidar com as surpresas no meio do caminho, além, é claro, de muita disposição.
Para quem está planejando fazer um mochilão, mas ainda não sabe por onde começar, separamos algumas dicas que podem ser úteis. Dá uma olhada!
1. Escolha do destino
Antes de começar qualquer viagem, decidir para onde você quer ir é fundamental. Defina o lugar que quer conhecer pelos seus gostos, ou seja, liste o que você gostaria de ver e fazer. Por exemplo: observar as paisagens naturais, conhecer a cultura local – história e arte -, praticar algum esporte, fotografar, entre outras atividades. A partir disso você poderá definir mais facilmente para onde quer ir. Há lugares para todos os tipos de pessoa – aventureiros, ecoturistas, curiosos e assim por diante.
2. Tempo
O período que pretende ficar viajando é importante para você pensar em quantos lugares poderá conhecer. Fique ciente de que quanto mais lugares escolher menos tempo poderá ficar neles. Portanto, coloque na balança: quer conhecer melhor um lugar ou visitar superficialmente vários?
3. Dinheiro
Quanto pretende investir no mochilão? Defina o valor máximo que poderá gastar para criar uma estratégia de mobilidade entre as cidades e países, além de calcular o que poderá gastar por dia com alimentação e hospedagem, por exemplo. Procurar por lugares mais baratos para comer e fazer couchsurfing são ótimas maneiras de economizar durante a viagem.
Confira também: 10 festivais imperdíveis ao redor do mundo
4. Roteiro
Liste o que quiser conhecer de cada lugar – restaurantes, museus, monumentos históricos e outros pontos. Mas não se esqueça de que acontecem imprevistos que nem sempre são sinônimos de acontecimentos negativos, pelo contrário, podem acontecer ótimas surpresas.
5. Documentos
A maioria dos países só aceita passaporte com no mínimo seis meses de validade. Se ainda não tem, é melhor dar entrada na Receita Federal o quanto antes, pois pode demorar até dois meses para ele sair. Veja se é necessário tirar visto para entrar no seu destino, alguns países deixam os brasileiros viajar a turismo sem ele. Há países em que também não precisamos de passaporte, sendo necessário um RG que tenha no máximo dez anos e esteja em bom estado.
6. Informações
Aumente seu conhecimento e se prepare para o mochilão a partir de dados coletados na internet e em revistas. Os amigos que já tiveram essa experiência também podem te ajudar contando como foi. Além disso, blogs como o da Roda Mundo também são ótimos para pegar dicas!
Gostou das dicas? Agora é só escolher os destinos, colocar a mochila nas costas e aproveitar os momentos incríveis que estão por vir.