Já não é mais segredo que o intercâmbio cultural é uma experiência que transforma uma pessoa. Um período de estudos no exterior pode agregar valores que vão muito além do âmbito acadêmico, como a tolerância, o trabalho em equipe, o respeito a outras culturas e como resolver problemas que envolvam indivíduos de outras nacionalidades. Mas como saber se o adolescente está pronto para viajar sozinho?
Além de cursos voltados para um público mais adulto, a Roda Mundo dá a crianças e jovens, de 8 a 18 anos, a possibilidade de viajar para o exterior em suas férias escolares, em cursos com duração mínima de 2 semanas.
Os programas de Férias Teens acontecem em diferentes países ao redor do mundo e proporcionam experiências inesquecíveis, com uma rotina que combina o estudo de um idioma com atividades, esportes, excursões e muito lazer. A hospedagem é feita no campus das escolas ou em casas de família e todos os estudantes são monitorados por profissionais especializados.
Embora seja um período de tempo razoavelmente curto, o jovem deve estar preparado para ficar longe dos responsáveis, ou seja, ele deve saber lidar com certas situações. Pensando nisso, separamos algumas dicas que podem ser sinais de que a criança ou o adolescente está pronto para viajar sozinho. Confira!
O desejo de viajar partiu do jovem
Quando o desejo de viajar para o exterior partiu do jovem é mais fácil dizer se ele está pronto, pois esse sonho mostra um pouco de maturidade. Caso os pais tenham dado a ideia, pode ser que o filho se sinta obrigado e, mais do que isso, não saiba lidar com as situações longe dos parentes.
O adolescente é responsável e disciplinado
Ele respeita os horários e faz todas as suas obrigações sem que ninguém o mande fazer. Esse item é de extrema importância, pois no exterior todos são acostumados desde pequenos a cumprir suas atividades rotineiras, como: lavar louça e fazer lição de casa.
Confira também: 11 dicas para quem vai viajar a turismo ou fazer intercâmbio
Sabe administrar o dinheiro
Se o jovem não consegue administrar a mesada em casa, imagine no exterior, onde ele irá conhecer lugares diferentes e terá acesso a produtos exclusivos do país. Por isso, certifique-se de que isso não será um problema na viagem.
Saúde emocional
O jovem deve ter independência emocional dos pais, ou seja, ele deve passar por situações estressantes de forma compreensiva e inteligente, sem se desesperar e precisar dos parentes para lhe auxiliar.
Timidez
Essa característica pode não ser um problema, se o jovem for independente para fazer suas atividades. Além disso, pode ser que longe dos pais ele desenvolva seu lado mais extrovertido, já que será o único responsável pelos seus relacionamentos.
Tendo a certeza de que o jovem está pronto, entre em contato com a equipe da Roda Mundo e saiba mais sobre os programas de Férias Teens!
Curtiu o post? Compartilhe!