É comum surgirem várias dúvidas sobre o destino escolhido na hora de viajar, principalmente se for a primeira viagem internacional. Cada país tem suas peculiaridades, costumes, leis e modos de vida, por isso, quanto mais informado você estiver sobre o lugar para onde estiver indo, melhor. Pensando nisso, separamos 5 dicas úteis para quem vai ao Reino Unido pela primeira vez. Confira a lista abaixo e aproveite ao máximo sua estadia na Terra da Rainha!
1. Quais países fazem parte do Reino Unido
Muita gente se confunde nessa hora, mas a gente explica. O Reino Unido é formado pela união de quatro países: Escócia, Inglaterra, País de Gales e Irlanda do Norte. Todos eles são regidos pela Coroa Britânica.
Também é importante saber a diferença entre Grã Bretanha e Reino Unido, porque é muito comum as pessoas pensarem que é a mesma coisa, mas não é. Grã-Bretanha é a designação usada para a ilha onde ficam a Inglaterra, a Escócia e o País de Gales, que juntos são a maior parte do Reino Unido.
Uma curiosidade interessante é que juntos os quatro países do Reino Unido são menores do que São Paulo!
2. Qual o dinheiro utilizado
A moeda utilizada em todo o Reino Unido é a Libra esterlina, ou como é conhecida em Inglês, pounds.
Confira mais: 7 curiosidades sobre Malta
3. Peça o Tax refund
Quando se faz compras no Reino Unido, em muitos casos você tem direito ao reembolso de parte do imposto pago pelos produtos comprados no país, o chamado VAT (Value added tax).
Estão qualificados a receber o reembolso os brasileiros que:
- Morem fora do Reino Unido e da Europa;
- Deixem o Reino Unido e a Europa com os bens adquiridos até três meses após a compra;
- Ao deixar o Reino Unido ou a Europa, mostrem à alfândega os bens adquiridos, os recibos de cada um, e um formulário de reembolso do VAT preenchido e autenticado pela loja.
Há alguns itens que não são reembolsáveis e há um valor mínimo diário para compra para que o reembolso possa ocorrer, então fique de olho.
Não se esqueça de perguntar na loja se eles fazem o tax refund, quais as condições e, na hora de pagar, peça ao caixa que realize o procedimento. Algumas lojas fazem o reembolso na hora, mas na maioria dos casos, você apenas pega o formulário autenticado para levar à alfândega.
4. Esteja com a vacinação em dia
Ter a cartela de vacinas em dia é fundamental para viajar. Apesar do Reino Unido não exigir nenhuma, é bom tomar a vacina para febre amarela, caso você planeje viajar por outros países da Europa.
5. Como se locomover
Como já dissemos antes, o Reino Unido inteiro não alcança o tamanho de São Paulo, por isso acaba sendo muito fácil se locomover por lá.
O trem é uma boa forma de viajar, mas pode sair um pouco caro. As companhias costumam dar descontos para quem compra a passagem com antecedência. Se andar de trem for a maneira mais prática para você, uma boa opção é comprar o season ticket , que dá acesso ilimitado aos trens durante um tempo determinado. Para viagens longas, além dos trens existem os coaches, que são similares aos nossos ônibus de viagens.
Estudantes e menores de 25 anos podem adquirir uma carteirinha Railcard, com ela é possível ter descontos no valor das passagens.
Os ônibus são um jeito prático de percorrer distâncias curtas, já que táxis costumam ser caros. Para percorrer a cidade de ônibus, você pode comprar a passagem com o motorista ou ter as carteirinhas travel card e Oyster card. Também existe a opção de adquirir um season ticket caso sua estada seja longa. Informe-se sobre os preços e veja qual compensa mais, dependendo de quanto tempo pretende ficar.
Andar de bicicleta também é uma ótima opção, mas antes de se aventurar assim em uma cidade desconhecida é importante ler o Highway Code e checar quais são as rotas seguras. Além disso, é preciso obedecer todas as regras e sinalizações para carros, inclusive não pedalar bêbado.
Curtiu as dicas? Quer mais alguma informação? Deixe nos comentários!
Veja também:
-
Destinos para seu intercâmbio no Reino Unido
-
3 dicas para curtir Londres
-
Estudar e trabalhar em Londres
[…] 5 DICAS ÚTEIS PARA QUEM VAI AO REINO UNIDO PELA PRIMEIRA VEZ […]
[…] → 5 DICAS ÚTEIS PARA QUEM VAI AO REINO UNIDO PELA PRIMEIRA VEZ […]