Busca

Dicas

Dicas

A Roda Mundo reservou esta página para passar de forma descontraída, algumas dicas de viagem. Estas dicas são baseadas em experiências reais e por isso são muito valiosas!

Aqui você encontrará toques bacanas que lhe ajudarão arrumar a mala, fazer amigos, curtir e aprender outras culturas, enfim uma infinidade de dicas que podem lhe ajudar em sua viagem!

Viajar não precisa necessariamente ser caro. Sua viagem para ser completa deve ser fácil, barata e mais do que tudo muito divertida!

Voar baratinho!!

Voar baratinho!!

Na Europa, viajar de uma cidade para outra pode ser mais barato em avião do que em ônibus ou trem. Consulte sempre os sites das "LOW COST AIRLINES" que são as linhas aéreas de baixo custo. São inúmeras opções e elas oferecem diversos trechos. Consulte algumas delas:

www.aerlingus.com www.airberlin.com www.easyjet.com www.ryanair.com www.vueling.com www.clickair.com

Só é importante ter cuidado com o limite de bagagem. Para os vôos internacionais é normalmente possível levar 2 malas de 32kg cada uma (variando um pouco de Cia para Cia). Para estes vôos internos na Europa o limite de bagagem é normalmente de 1 mala de 20kg somente (variando um pouco de Cia para Cia). Aliás muita bagagem pode atrapalhar muito a viagem. O quanto menos levar de bagagem, mais confortável será sua viagem.

Comunique-se!!

Comunique-se!!

Quando estiver explorando alguma cidade, procure conversar com habitantes locais para conhecer um pouco mais da cultura da região e pedir dicas de locais para visitar e comer, que não sejam super turísticos.

Posso levar meu notebook?

Posso levar meu notebook?

Se for levar algum aparelho eletrônico para fora do Brasil, é importante declarar no Depto. de Policia Federal localizado no aeroporto, para evitar possíveis problemas no seu retorno.

Tirar férias e viajar sozinho E não ficar sozinho

Tirar férias e viajar sozinho E não ficar sozinho

Se pensa em viajar sozinho ou até explorar um destino mais a fundo, uma excelente opção seria fazer um curso do idioma local.
Os cursos têm duração mínima de 2 semanas e você pode hospedar-se em casas de família que já incluem a alimentação.
Esta experiência lhe permitirá conhecer muito mais da vida dos habitantes locais, fazer amizades com outros estudantes das mais diversas nacionalidades, ter companhia para explorar a cidade e toda a região e de quebra, aprender ou aperfeiçoar outro idioma!!
Muitas vezes os pacotes com cursos + hospedagem + alimentação saem mais em conta do que viajar somente a passeio.

Passaporte

Passaporte

Quem está pensando em viajar para o exterior e está com o passaporte vencido ou perto de vencer, fique esperto!!
Em algumas capitais, como São Paulo, o passaporte está levando até 2 meses para ficar pronto!! O passaporte é um documento de identidade internacional e todo cidadão brasileiro tem direito. Informe-se no site da Polícia Federal http://www.dpf.gov.br e agilize o seu!! A validade é de 5 anos.

Vistos

Vistos

Informe-se sempre antes de viajar se é necessário solicitar visto de entrada para os países que deseja visitar e se é obrigatória a vacinação que previna algum tipo de doença.

Hospedagem + Amizades

Hospedagem + Amizades

Se está disposto a fazer novas amizades e não liga tanto para luxo na questão hospedagem, opte por ficar em albergues credenciados pela HOSTELLING INTERNATIONAL. Além de economizar muito, vai fazer amigos de todas as partes do mundo. Essa é uma excelente opção para quem viaja sozinho.

Seguro Viagem para a Europa

Seguro Viagem para a Europa

Para viagens internacionais, tenha sempre um seguro viagem que cubra emergências médicas e extravio de bagagem.
Se seu destino são os países da Comunidade Européia, a cobertura exigida para a entrada é de no mínimo 30.000 Euros por evento.

Remédios

Remédios

Se você toma remédios com prescrição, vai ficar fora do país por um longo período (três meses ou mais) e precisa levar grande quantidade do mesmo em sua bagagem, leve também uma receita médica em inglês para evitar possíveis transtornos ao entrar no país de destino.

Traslados

Traslados

Na maioria das vezes os traslados oferecidos do Aeroporto até o Hotel no dia de sua chegada ao destino, são uma grande furada. Os traslados têm custo alto e você pode optar por fazer o mesmo trajeto em um táxi credenciado do aeroporto, que é igualmente seguro.
Se o vôo atrasa muito, você provavelmente não conseguirá avisar o motorista que está esperando e o mesmo vai deixar-lhe na mão. Resultado: dinheiro perdido.
Opte por fechar um traslado com antecedência em casos específicos: se o aeroporto onde vai desembarcar é realmente muito longe da cidade onde vai se hospedar e fechar um valor fixo será mais vantajoso ou se você sabe que os habitantes do local a ser visitado não se comunicam bem em inglês ou qualquer outro idioma que você tenha conhecimento. Ex: China.

Comida local

Comida local

Aventure-se em provar os pratos típicos do local que está visitando. A culinária com certeza diz muito a respeito da cultura das regiões!!

Fuja do + caro!

Fuja do + caro!

Evite restaurantes e lojinhas de souvenirs próximas a áreas turísticas, pois estes são sempre mais caros. Pegue dicas conversando com moradores da região que está visitando!!

Validade do Passaporte

Validade do Passaporte

Verifique se o seu passaporte está válido, antes de sair do país. Para entrar na maioria dos países da América do Sul, não é necessário ter passaporte. Basta apresentar seu documento de identidade (RG) em bom estado.